Appex
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Melhor linha de contorno de uma curva
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Administrador da Prova
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Responsável por preparar o circuito para a
corrida e que os comissários de pista estejam em seus postos
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Briefing
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Encontro convocado pela Direção de Prova
envolvendo pilotos e/ou administradores de equipes
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Comissários (Marshals)
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Responsáveis pela sinalização para os pilotos
por meio de bandeiras especiais, e para auxiliar em casos de acidentes
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Comissários de prova (Stewards)
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Pessoas responsáveis por fazer cumprir as
regras e para relatar violações à Direção de Corrida
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DORNA WorldSBK Organization
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Empresa que promove e organiza o Motul FIM
Superbike World Championship desde 2013
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Entry
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Inscrição para uma corrida. A Entry List
relaciona todos pilotos, equipes e equipamentos habilitados a participar de
uma prova
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FIM
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Fédération Internationale de Motocyclisme,
entidade com abrangência internacional que coordena esportes com
motocicletas
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Idade
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A idade mínima para participar do Motul FIM
Superbike World Championship é 18 anos, para o FIM Supersport World
Championship é 16 anos. A idade máxima permitida para pilotar um
equipamento em ambas as categorias é 50 anos. Para a FIM Supersport 1000
Cup a idade mínima é 16 e a máxima 28 anos.
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Juri Internacional
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Um júri composto por um presidente e dois
membros nomeados pela FIM, além de outros delegados (o Delegado nomeado
pela DWO - DORNA WorldSBK Organization), Diretor de Prova, Diretor Técnico,
Diretor Médico e encarregado da segurança, responsável por
garantir que a prova seja realizada de acordo com as regras
e analisar infrações relatadas pelos comissários de prova. O júri
decide questões por votação, cada membro de um voto.
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Luzes
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Utilizadas para sinalizar o início da corrida
(apagar as luzes vermelhas). Sinais luminosos também estão instalados na
saída do pit lane para indicar aos pilotos se é seguro ou não voltar para a
pista
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Mapa de Voltas (Lap Chart)
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O documento elaborado pela cronometragem no
final da corrida, relacionando as posições de cada piloto ao final de cada
volta.
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Paddock
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Área atrás das garagens do pit onde as equipe
estacionam os motorhomes e caminhões de transporte
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Paddock Aberto
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Evento programado nas etapas do Motul FIM
Superbike World Championship. Na quinta-feira antes do início das
atividades de pista os espectadores têm acesso gratuito ao paddock, onde os
pilotos ficam disponíveis para autógrafos, entrevistas, fotos
ou atividades extra-corrida
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Paddock Show Arena
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Área do paddock dedicada para palco de
atendimento dos pilotos, eventos de equipes, patrocinadores ou outro tipo
de entretenimento, aberta ao público de quinta a domingo, proporcionando
uma maior interação entre admiradores e as pessoas que protagonizam a WSBK
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Pit Lane
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Pista paralela ao circuito onde estão
localizadas as garagens das equipes. Via de acesso dos pilotos para a pista
ou para atendimento mecânico
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Pit Walk
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Acesso ao pit lane, restrito a portadores de
licenças especiais (passes) que autorizam o trânsito durante sessões de
treinos e/ou durante as provas
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Pole Position
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Primeira posição do grid de largada
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Protest (Protesto)
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Meio pelo qual uma equipe pode contestar o
resultado obtido por um piloto de uma equipe rival, geralmente com base em
considerações técnicas e desportivas
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Qualifying Practice (Tomada de Tempos)
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Sessão de treinos onde os tempos por volta
determinam as posições no grid de largada. Pilotos são classificados de
acordo com a sua volta mais rápida. Só se classificam para
a prova pilotos com tempos abaixo de 107% do melhor tempo registrado
na sessão
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Queimar a Largada (Jump-Start)
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Ocorrência onde o piloto movimenta a moto antes
das luzes vermelhas apagarem. Incorre em penalizações
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Race Direction (Direção da Corrida)
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Corpo gerencial de uma corrida, composto por um
representante da FIM e um representante da Dorna WorldSBK, responsável por
penalizar equipes e/ou pilotos que violam regras, penalizar promotores da
corrida se não houver uma organização adequada para o evento e ouvir
recursos contra as sanções aplicadas por infrações às regras
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Race Director (Diretor de Prova)
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Responsável por assegurar que as regras sejam
respeitadas, e que não haja problemas nas sessões de treinos e corrida
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Racing Classes (Classes)
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O Motul FIM Superbike World Championship é
dividido em várias classes para incentivar a concorrência entre fabricantes
e pilotos de várias faixas etárias. O conceito básico é o mesmo desde a
inauguração do Mundial de SBK em 1988: máquinas baseadas em produção em
série, que possam ser relacionadas com os seus modelos comerciais.
World Superbike
Categoria líder do WorldSBK para motos de
competição baseadas em modelos de produção em série. São permitidas algumas
modificações em relação aos modelos encontrados nas revendedoras, gestão do
motor, sistema de escape, suspensão, freios e um número limitado de peças
do motor. A moto deve ter um peso mínimo de 168 kg, com capacidade entre
750cc e 1200cc, de acordo com o número de cilindros
World Supersport
Classe intermediaria. Equipamentos mais leves e
menos potentes que os homólogos do World Superbike. Modificações limitadas,
e capacidade entre 400cc a 750cc, de acordo com o número de cilindros
Superstock 1000
Praticamente idênticas aos modelos encontrados
nas estradas. Classe direcionada para formação de pilotos, com limite de
idade de 28 anos. Apenas um tipo de pneu com sulcos é permitido, o mesmo
encontrado nas lojas
European Junior Cup
Aberta a todos os pilotos que utilizam motos
Honda CBR650F disponíveis em revendedoras. Classe caracterizada por pilotos
mais jovens, idade mínima de 14 anos e máxima de 21 (23 para mulheres). A
classe tem como objetivo proporcionar um início acessível para carreiras
profissionais de pilotos, com a oportunidade de aprender nos
circuitos da classe mundial
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Ride Through ou Pass Through (Passagem pelo pit
lane)
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Passagem obrigatória pelo do pit lane durante a
corrida, em velocidade reduzida, utilizada como penalidade para
os pilotos que infringem as regras. A velocidade reduzida no pit lane
(máximo se 60 km/h) aumenta em muito o tempo de volta
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Sighting Lap (Volta de Observação)
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Volta pelo circuito quando o piloto sai do pit
lane para ocupar a sua posição no grid de largada
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Single Tyre Supplier (Fornecedor único de
pneus)
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O Motul FIM Superbike World Championship
utiliza, desde 2004, um único fornecedor de pneus para garantir igualdade
entre competidores e reduzir custos para equipes
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Starting Grid
(Grid de Largada)
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Posicionamento dos pilotos para iniciar uma
corrida. Em todas as categorias Motul FIM Superbike World Championship o
grid de largada é composto por três pilotos por linha. Os pilotos de cada
linha são dispostos em intervalos, com o mais rápido na frente. As linhas
são separadas por uma distância de nove metros. Dependendo da
categoria, posições no grid de largada são determinadas na prática de qualificação
ou nas sessões Tissot-Superpole. No WorldSBK estas posições são válidas
para ambas as corridas em cada etapa
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Technical Checks (Verificações Técnicas)
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Verificações de controle realizadas nas motos
para conferir a sua conformidade com os regulamentos
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Technical Director (Diretor Técnico)
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Responsável por garantir que todos os
participantes estão enquadrados dentro das normas técnicas, também
supervisiona as inspeções técnicas e decide sobre protestos técnicos
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Test Ban (Proibição de testes)
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Período de restrição de testes entre 22 de
dezembro e 4 de janeiro (incluindo ambas as datas)
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Tissot-Superpole
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Os vinte pilotos melhores classificados nas
sessões 1 e 2 de treinos livres participam da Tissot-Superpole. Os dez
pilotos mais rápidos estão automaticamente classificados para a Superpole
2. Os classificados entre décimo primeiro e vigésimo participam da
Superpole 1. Os dois pilotos mais rápidos da Superpole 1 juntam-se aos já
classificados na Superpole 2 para disputar as primeiras doze posições no
grid. Ambas as sessões são limitadas a quinze minutos cada, com um
intervalo de dez minutos entre si.
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Treinos Livres (Free
Practice)
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Sessões de treinos em que tempos por volta não
contam para determinar posições grid de largada
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Warm Up (Aquecimento)
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Sessão realizada na manhã do dia da prova para
última verificação da preparação das motos para a corrida
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Warm Up Lap
(Volta de aquecimento)
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Volta de apresentação antes da largada
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Wild Card
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Permissão para um piloto participar de uma
etapa específica do campeonato. Cada Federação anfitriã do evento
pode indicar 4 pilotos para WorldSBK e WorldSSP e 2 para a classe STK1000.
A DORNA WorldSBK Organization pode indicar mais um
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