terça-feira, 29 de março de 2016

WSBK – Termos Técnicos


 


Appex
Melhor linha de contorno de uma curva
Administrador da Prova
Responsável por preparar o circuito para a corrida e que os comissários de pista estejam em seus postos
Briefing
Encontro convocado pela Direção de Prova envolvendo pilotos e/ou administradores de equipes
Comissários (Marshals)
Responsáveis pela sinalização para os pilotos por meio de bandeiras especiais, e para auxiliar em casos de acidentes
Comissários de prova (Stewards)
Pessoas responsáveis por fazer cumprir as regras e para relatar violações à Direção de Corrida
DORNA WorldSBK Organization
Empresa que promove e organiza o Motul FIM Superbike World Championship desde 2013
Entry
Inscrição para uma corrida. A Entry List relaciona todos pilotos, equipes e equipamentos habilitados a participar de uma prova
FIM
Fédération Internationale de Motocyclisme, entidade com abrangência internacional que coordena esportes com motocicletas
Idade
A idade mínima para participar do Motul FIM Superbike World Championship é 18 anos, para o FIM Supersport World Championship é 16 anos. A idade máxima permitida para pilotar um equipamento em ambas as categorias é 50 anos. Para a FIM Supersport 1000 Cup a idade mínima é 16 e a máxima 28 anos.
Juri Internacional
Um júri composto por um presidente e dois membros nomeados pela FIM, além de outros delegados (o Delegado nomeado pela DWO - DORNA WorldSBK Organization), Diretor de Prova, Diretor Técnico, Diretor Médico e encarregado da segurança, responsável por garantir que a prova seja realizada de acordo com as regras e  analisar infrações relatadas pelos comissários de prova. O júri decide questões por votação, cada membro de um voto.
Luzes
Utilizadas para sinalizar o início da corrida (apagar as luzes vermelhas). Sinais luminosos também estão instalados na saída do pit lane para indicar aos pilotos se é seguro ou não voltar para a pista
Mapa de Voltas (Lap Chart)
O documento elaborado pela cronometragem no final da corrida, relacionando as posições de cada piloto ao final de cada volta.
Paddock
Área atrás das garagens do pit onde as equipe estacionam os motorhomes e caminhões de transporte
Paddock Aberto
Evento programado nas etapas do  Motul FIM Superbike World Championship. Na quinta-feira antes do início das atividades de pista os espectadores têm acesso gratuito ao paddock, onde os pilotos ficam disponíveis para autógrafos, entrevistas, fotos ou atividades extra-corrida
Paddock Show Arena
Área do paddock dedicada para palco de atendimento dos pilotos, eventos de equipes, patrocinadores ou outro tipo de entretenimento, aberta ao público de quinta a domingo, proporcionando uma maior interação entre admiradores e as pessoas que protagonizam a WSBK
Pit Lane
Pista paralela ao circuito onde estão localizadas as garagens das equipes. Via de acesso dos pilotos para a pista ou para atendimento mecânico
Pit Walk
Acesso ao pit lane, restrito a portadores de licenças especiais (passes) que autorizam o trânsito durante sessões de treinos e/ou durante as provas
Pole Position
Primeira posição do grid de largada
Protest (Protesto)
Meio pelo qual uma equipe pode contestar o resultado obtido por um piloto de uma equipe rival, geralmente com base em considerações técnicas e desportivas
Qualifying Practice (Tomada de Tempos)
Sessão de treinos onde os tempos por volta determinam as posições no grid de largada. Pilotos são classificados de acordo com a sua volta mais rápida. Só se classificam para a prova pilotos com tempos abaixo de 107% do melhor tempo registrado na sessão
Queimar a Largada (Jump-Start)
Ocorrência onde o piloto movimenta a moto antes das luzes vermelhas apagarem. Incorre em penalizações
Race Direction (Direção da Corrida)
Corpo gerencial de uma corrida, composto por um representante da FIM e um representante da Dorna WorldSBK, responsável por penalizar equipes e/ou pilotos que violam regras, penalizar promotores da corrida se não houver uma organização adequada para o evento e ouvir recursos contra as sanções aplicadas por infrações às regras
Race Director (Diretor de Prova)
Responsável por assegurar que as regras sejam respeitadas, e que não haja problemas nas sessões de treinos e corrida
Racing Classes (Classes)
O Motul FIM Superbike World Championship é dividido em várias classes para incentivar a concorrência entre fabricantes e pilotos de várias faixas etárias. O conceito básico é o mesmo desde a inauguração do Mundial de SBK em 1988: máquinas baseadas em produção em série, que possam ser relacionadas com os seus modelos comerciais.
World Superbike
Categoria líder do WorldSBK para motos de competição baseadas em modelos de produção em série. São permitidas algumas modificações em relação aos modelos encontrados nas revendedoras, gestão do motor, sistema de escape, suspensão, freios e um número limitado de peças do motor. A moto deve ter um peso mínimo de 168 kg, com capacidade entre 750cc e 1200cc, de acordo com o número de cilindros
World Supersport
Classe intermediaria. Equipamentos mais leves e menos potentes que os homólogos do World Superbike. Modificações limitadas, e capacidade entre 400cc a 750cc, de acordo com o número de cilindros
 Superstock 1000
Praticamente idênticas aos modelos encontrados nas estradas. Classe direcionada para formação de pilotos, com limite de idade de 28 anos. Apenas um tipo de pneu com sulcos é permitido, o mesmo encontrado nas lojas
European Junior Cup
Aberta a todos os pilotos que utilizam motos Honda CBR650F disponíveis em revendedoras. Classe caracterizada por pilotos mais jovens, idade mínima de 14 anos e máxima de 21 (23 para mulheres). A classe tem como objetivo proporcionar um início acessível para carreiras profissionais de pilotos, com a oportunidade de aprender nos   circuitos da classe mundial
Ride Through ou Pass Through (Passagem pelo pit lane)
Passagem obrigatória pelo do pit lane durante a corrida, em velocidade reduzida, utilizada como penalidade para os pilotos que infringem as regras. A velocidade reduzida no pit lane (máximo se 60 km/h) aumenta em muito o tempo de volta
Sighting Lap (Volta de Observação)
Volta pelo circuito quando o piloto sai do pit lane para ocupar a sua posição no grid de largada
Single Tyre Supplier (Fornecedor único de pneus)
O Motul FIM Superbike World Championship utiliza, desde 2004, um único fornecedor de pneus para garantir igualdade entre competidores e reduzir custos para equipes
Starting Grid
(Grid de Largada)
Posicionamento dos pilotos para iniciar uma corrida. Em todas as categorias Motul FIM Superbike World Championship o grid de largada é composto por três pilotos por linha. Os pilotos de cada linha são dispostos em intervalos, com o mais rápido na frente. As linhas são separadas por uma distância de nove metros. Dependendo da categoria, posições no grid de largada são determinadas na prática de qualificação ou nas sessões Tissot-Superpole. No WorldSBK estas posições são válidas para ambas as corridas em cada etapa
Technical Checks (Verificações Técnicas)
Verificações de controle realizadas nas motos para conferir a sua conformidade com os regulamentos
Technical Director (Diretor Técnico)
Responsável por garantir que todos os participantes estão enquadrados dentro das normas técnicas, também supervisiona as inspeções técnicas e decide sobre protestos técnicos
Test Ban (Proibição de testes)
Período de restrição de testes entre 22 de dezembro e 4 de janeiro (incluindo ambas as datas)
Tissot-Superpole
Os vinte pilotos melhores classificados nas sessões 1 e 2 de treinos livres participam da Tissot-Superpole. Os dez pilotos mais rápidos estão automaticamente classificados para a Superpole 2. Os classificados entre décimo primeiro e vigésimo participam da Superpole 1. Os dois pilotos mais rápidos da Superpole 1 juntam-se aos já classificados na Superpole 2 para disputar as primeiras doze posições no grid. Ambas as sessões são limitadas a quinze minutos cada, com um intervalo de dez minutos entre si.
Treinos Livres    (Free Practice)
Sessões de treinos em que tempos por volta não contam para determinar posições grid de largada
Warm Up (Aquecimento)
Sessão realizada na manhã do dia da prova para última verificação da preparação das motos para a corrida
Warm Up Lap
(Volta de aquecimento)
Volta de apresentação antes da largada
Wild Card
Permissão para um piloto participar de uma etapa específica do campeonato. Cada Federação anfitriã do evento pode indicar 4 pilotos para WorldSBK e WorldSSP e 2 para a classe STK1000. A DORNA WorldSBK Organization pode indicar mais um

 

 Adaptado do  site www.worldsbk.com

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