sábado, 19 de março de 2016

MotoGP - Nada Será Como Antes




A relação entre Valentino Rossi e Jorge Lorenzo ainda está estremecida. Neste fim de semana, em declarações para a imprensa depois dos treinos para a corrida de abertura da temporada, ambos foram questionados sobre planos para 2017. Lorenzo comentou que a decisão de Rossi para renovar seu contrato com a Yamaha era mais fácil, uma vez que ele não tinha outras opções. Rossi respondeu que não acreditava nas notícias de uma possível mudança do atual campeão para a Ducati: “é necessário ter colhões para mudar de equipe, ele permanecerá na Yamaha”.

Houve um pequeno incidente entre os dois s no decorrer dos treinos que antecederam a primeira prova da temporada no Qatar, quando saia do pit Lorenzo não percebeu que Valentino acelerava pela reta e ficou com a tomada de curva comprometida, o italiano agitou o braço acintosamente reclamando do companheiro de equipe, que não aceitou a atitude e demonstrou descontentamento. A discussão continuou quando a tomada de tempos terminou e ambos alinharam suas motos para ensaiar uma largada.

“Ele saiu do pit lane sem olhar para a pista e quando chegou à primeira curva tentou reduzir, mas eu já estava iniciando o contorno e quase colidimos” - explicou Rossi. “O problema é que eu perguntei 'por quê?', esperando um pedido de desculpas e ele respondeu com um olhar raivoso”.

No mesmo evento Lorenzo - que já recebeu uma oferta de renovação de contrato com a Yamaha – disse estar confuso sobre a razão que deixou Rossi apareceu tão agitado pelo incidente:

 “Na minha opinião ele não tinha nenhum motivo para reclamar. Todo mundo sabe que quando você sai dos boxes não pode parar [completamente] para que os outros passem. A única coisa que poderia ter feito é ficar na área limitada pela linha branca, e eu fiquei. O que mais ele queria, que eu fosse para o cascalho? Se está irritado comigo, não consigo ver o motivo, vocês tem que perguntar para ele” respondeu o atual campeão do mundo.
 
Rossi & Lorenzo - Tomada de Tempos na Qatar

 
Entretanto Rossi lembra-se claramente de um incidente semelhante ocorrido em Misano na temporada passada. “Na qualificação em Misano aconteceu exatamente igual, só que lá o erro foi meu. Ele reclamou muito contrariado e resultou que fui penalizado com um ponto. Não acredito que tenham mencionado qualquer punição para ele hoje. Eu não vou à direção de prova exigir um ponto para ele, mas procurei Mike Webb [Diretor da Corrida] e perguntei por que lá eu fui penalizado e aqui ele não! Não que isto seja um grande problema, mas não lhe atribuíram um ponto.”

Um ponto de penalidade teve enormes implicâncias para Rossi na disputa do título em 2015. Somados aos três que recebeu devido ao incidente com Marc Márquez em Sepang resultaram na largada no final do grid da prova decisiva de Valência.

Lorenzo larga na primeira posição no grande prêmio do Qatar, estabelecendo o recorde de 36 poles em provas da MotoGP. Rossi qualificou-se em quinto lugar, 0.272s mais lento. "Top Five não é tão ruim. Sinto que posso melhorar amanhã e a diferença não é tão grande. Estou feliz saindo na segunda fila porque posso estabelecer um bom ritmo para a corrida.” “Aliás, tem um grande número de pilotos que apresentaram uma ritmo bom hoje. Marc Márquez mostrou que tem equipamento para brigar pela ponta, inclusive foi muito rápido na FP4 (Free Practice), mas Lorenzo, Vinales e as Ducatis também estão bem.”

Sobre a surpresa do anúncio antecipado de seu novo contrato de dois anos com a Yamaha, o piloto italiano comentou: “Conversamos com a Yamaha após o teste ontem. Eles disseram que ficariam felizes se eu continuasse, eu quero continuar, o contrato já estava pronto, então por que esperar!”

Rossi, que venceu a corrida do Qatar do ano passado liderou a contagem de pontos até a prova final em Valência, disse que está 90% certo de que ele será seu último contrato de MotoGP.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário