O
final do inverno europeu se aproxima e resta apenas um teste antes do início da
nova temporada da MotoGP. Entre dois e quatro de março as equipes vão estar no
Circuito Internacional de Losail, no Qatar, para os últimos três dias de
testes, no mesmo local onde em 20 de março será dada a largada para a primeira
corrida do Mundial de 2016. Os testes de Sepang e em Phillip Island
apresentaram uma série de surpresas, Qatar promete não ser diferente.
Maverick
Vinales foi o destaque, graças ao seu desempenho, em Phillip Island. O jovem e
talentoso piloto continuou a sua ascensão meteórica ao obter o melhor tempo do
período de testes. O Team Suzuki Ecstar pretende continuar trabalhando para
extrair o máximo do novo motor em Losail, a fábrica e os pilotos também devem
ter a oportunidade de testar a nova caixa de velocidades “Seamless” e esperam
repetir os índices de confiabilidade obtidos na Austrália.
Com
três pilotos entre os dez primeiros em Phillip Island, a Honda parece ter
endereçado de modo adequado muitos dos seus problemas de motor. O teste do
Qatar vai permitir que a Repsol Honda Team evolua com o motor utilizado em
Phillip Island, a equipe conseguiu progressos significativos e provavelmente já
definiu que este desenvolvimento deve ser utilizado em 2016. O pacote
eletrônico continua a ser o grande ponto de interrogação para todos os pilotos
da Honda, enquanto Dani Pedrosa e Marc Márquez devem trabalhar também no
desenvolvimento dos seus respectivos quadros.
Grande
parte do trabalho da Yamaha em Sepang e Phillip Island foi relacionado com a
definição de qual versão do quadro M1 será utilizado em 2016. Jorge Lorenzo e
Valentino Rossi sentiram que houve uma evolução e provavelmente ambos devem
iniciar a nova temporada com a mesma especificação.
O
teste em Losail será a primeira oportunidade que Andrea Iannone e Andrea
Dovizioso terão disponíveis as Ducati Desmosedici GP16. A equipe Octo Pramac
Yakhnich terá duas máquinas GP15 para Scott Redding e Danilo Petrucci. Como
Petrucci fraturou o seu segundo, terceiro e quarto metacarpos em Phillip
Island, o italiano permanece em dúvida se vai participar dos testes depois de
passar por uma cirurgia bem sucedida. A Ducati está satisfeita com pneus,
motor, pacote de eletrônica e vai centrar os testes no chassis. A fábrica de
Bolonha também pretende continuar trabalhando na caixa “Seamless”, agora com
mudança contínua da quinta para a sexta marcha.
Entre
21 e 23 de fevereiro, Yamaha e Aprilia realizaram testes privados no Qatar.
Enquanto o pessoal da Yamaha trabalhava em sua agenda, Stefan Bradl e Álvaro
Bautista tiveram o seu primeiro contato com a totalmente nova Aprilia RS-GP.
Detalhes técnicos da moto estão sendo divulgados de forma homeopática, talvez
este período de testes sirva para mostrar um pouco mais da real capacidade do
equipamento.
Em
Sepang a Michelin apresentou a forma, ou perfil, dos pneus para 2016, os
resultados foram encorajadores e o bom desempenho foi confirmado na Austrália.
Nos testes do Qatar todos os pilotos vão ter disponíveis pneus com compostos
desenvolvidos para a pista de Losail. O perfil dos novos pneus apresenta uma aderência
lateral aperfeiçoada e mostrou boa performance nas curvas durante os testes.
Além
de pneus, a eletrônica será, naturalmente, um foco para todas as equipes. A
Magneti Marelli está ansiosa para ver o desempenho dos pilotos em simulações de
uma corrida completa, a especificação da nova ECU não é adaptável e deve
exigir muito mais trabalho dos pilotos, especialmente no final de uma
corrida com a moto mais leve e os pneus desgastados. Lorenzo e Rossi já
sentiram que os limites das novas regras são mais estreitos e devem exigir mais
esforço físico e mais sensibilidade do piloto.
Os
testes iniciam às 16:00 horas da quarta feira, dois de março. O horário foi
programado para o fim da tarde para evitar o calor excessivo do Qatar.
Adaptado de original em www.motogp.com e publicado no site www.autoracing.com.br em 02/03/2016
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