domingo, 28 de fevereiro de 2016

WSBK - Etapa 01 (Austrália) - Início Promissor

 
Quem costuma ler só as manchetes será incapaz de perceber o nível de competitividade que apresentou a primeira etapa do mundial de SuperBike (WSBK), realizada neste final de semana em Phillip Island. A dupla vitória do atual campeão do mundo Jonathan Rea nem de longe indica um favoritismo para a temporada ou uma supremacia das Kawasaki sobre os outros fabricantes. Na prova de sábado Rea obteve a vitória com uma ultrapassagem por fora (a lá Rick Mears) sobre Chaz Davies (Aruba.it Racing – Ducati) na última curva e venceu por escassos 0,063 segundos. O final, só o final da corrida de domingo foi mais tranquilo, mas a prova esteve muito disputada até a queda de Chaz Davies, o então líder da prova, na última volta.

 Seis fabricantes classificaram seus equipamentos nos “Top Ten” de sábado, duas Kawasaki, duas Ducati, duas Honda, duas BMW, uma Yamaha e um MV Augusta. No domingo os resultados foram muito semelhantes, a MV Augusta foi substituída por uma terceira BMW. O pódio das duas provas foi ocupado por pilotos com três equipamentos diferentes, Kawasaki, Ducati e Honda. Durante as provas o melhor tempo foi obtido pela Ducati 1199 Panigale R de Chaz Davies, 1’32,321, mais lento 2,190 segundos que o tempo obtido por Maverick Vinales com uma Suzuki GSX-RR nos recentes testes da MotoGP na mesma pista. Considerando que os equipamentos da SuperBike são motos de mercado, disponíveis para consumidores finais, é um resultado impressionante.
 
O aguardado desempenho de Nicky Hayden, com uma Honda CBR1000RR SP não foi de todo ruim. O piloto, egresso da MotoGP, classificou-se em nono lugar na prova de sábado, e progrediu para quarto na de domingo. Outro retorno esperado foi a volta das Yamaha ao circuito da SuperBike, a Yamaha YZF R1 de Sylvain Guintoli conquistou o sexto lugar no sábado e o quinto no domingo, enquanto Alex Lowes não concluiu a primeira prova e foi décimo quarto na segunda.
 
 Em 2015 as Kawasaki ZX-10R de Jonathan Rea e Tom Sykes venceram dezoito das vinte e seis corridas da temporada. Um desavisado com esta informação e com os resultados das provas de abertura da temporada pode concluir que a única disputa que pode existir é entre os pilotos da equipe Kawasaki Racing Team. Não foi isto que as duas provas de Phillip Island mostraram, o campeonato de 2016 promete ser muito disputado. 

 
 

 
 
 



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