Fornecedor
exclusivo para o Mundial de MotoGP é uma oportunidade única para a exposição da
marca, ser associado aos equipamentos mais sofisticados já produzidos pela
tecnologia aplicada em duas rodas e aos nomes mais famosos do motociclismo. A
marca e logotipo são exibidos para milhões de fãs de corridas e entusiastas da
motovelocidade a cada grande prêmio, aparece em fotos de jornais e revistas que
cobrem a MotoGP e em milhares de polegadas em colunas de sites. Pagar a mesma
exposição - um conceito conhecido como valor publicitário equivalente -
custaria uma fortuna.
Existe
o reverso da medalha. É extremamente raro ouvir pilotos elogiarem os pneus
espontaneamente. Os méritos da Bridgestone só foram reconhecidos quando o
fabricante anunciou que estava se retirando do papel do fornecedor oficial,
Marc Márquez reconheceu que muito do seu estilo agressivo de pilotagem só foi
possível pela extraordinária aderência do pneu dianteiro do fabricante japonês.
A crítica, em contrapartida, é imediata: pneus não aquecem o
suficiente, desgastam muito rápido ou não tem a aderência adequada são
explicações frequentes para insucessos na pista. Se houver uma falha
catastrófica ou acontecer algo terrivelmente errado, a cobertura negativa da
mídia é implacável. Na indústria de pneus, a exclusividade no fornecimento em
uma categoria tão importante quanto a MotoGP coloca seus relações públicas em
plantão permanente.
Esta
foi a situação enfrentada pela Michelin no segundo dia de testes em Sepang. O
único piloto que está debutando na MotoGP este ano, Loris Baz, estava com o
acelerador a pleno em sua Ducati GP14.2 Avintia a dois terços da reta em frente
aos boxes quando o pneu traseiro simplesmente explodiu. O piloto foi ejetado da
moto a mais de 290 km/h e apenas luxou o cotovelo. O treino foi interrompido, o
fabricante imediatamente retirou a opção de componentes mais macios para a sessão e enfatizou a necessidade de respeitar os limites de pressão
recomendados.
A Dorna
utiliza apenas um par de câmeras nos testes de Sepang, entretanto o incidente foi
capturado por uma das câmeras de segurança do circuito que cobre a reta
principal.
Publicado em 04 de fevereiro de 2016 no site www.autoracing.com.br
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