sábado, 16 de setembro de 2017

MotoGP – Tributo a Angel Nieto




A revolução digital alterou hábitos dos indivíduos e redefiniu conceitos até então indiscutíveis. Costuma ser atribuído ao filosofo chinês Confúcio a origem da expressão popular “uma imagem vale mais que mil palavras”, utilizada para transmitir a ideia do poder de comunicação de uma impressão visual. Em termos digitais esta é uma afirmação descabida, um texto de 1.000 palavras editado em MS Word tem um tamanho aproximado de 17 KB, uma imagem com compressão em formato Jpeg, de 1200 por 900 pixels com 72 pixels por polegada, qualidade padrão para divulgação na web ou mídia impressa, ocupa em média 380 KB, equivalente a 22.300 palavras.

Esta introdução é necessária para entender o real significado da fotografia abaixo, de um tributo à memória do 12+1 vezes campeão do mundo Angel Nieto realizado em 16 de setembro deste ano. O evento constou da cerimônia de inauguração de uma placa no Parque del Retiro em Madrid, para eternizar a lembrança do piloto espanhol. As ruas da capital foram inundadas com motos e fãs em homenagem à memória de um dos primeiros heróis do motociclismo esportivo. A celebração, que iniciou com uma cerimônia privada, evoluiu para uma multidão estimada em mais de 50.000 pessoas reunidas ao lado do Estádio Santiago Bernabéu (do Real Madrid), onde a família e expoentes do motociclismo mundial como Marc Márquez, Jorge Lorenzo, Dani Pedrosa, Maverick Viñales, Sete Gibernau, Loris Capirossi e Giacomo Agostini lembraram a importância e as realizações de Angel Nieto no esporte de duas rodas.
Houve depois um deslocamento de um séquito de motos até o Circuito de Jarama, onde foi realizada uma volta na pista liderada pelos filhos de Nieto pilotando equipamentos utilizados por ele na conquista de títulos mundiais. Angel Nieto disputou provas de motovelocidade entre 1964 e 1986, venceu 90 GPs e foi 13 (12+1) vezes campeão do mundo. Nos registros oficiais da MotoGP é o terceiro piloto em número de vitórias, perde apenas para Agostini e Rossi, e o segundo em número de títulos mundiais, inferior apenas a Agostini.

Tributo a Angel Nieto

Nenhum comentário:

Postar um comentário