domingo, 28 de maio de 2017

F1 & Indy - Último Domingo de Maio



Agatha Christie foi uma escritora britânica falecida em 1976, autora de mais de oitenta obras literárias. É citada no Guinness World Records como a romancista mais bem-sucedida da história, com mais de quatro bilhões de livros vendidos, criou personagens icônicos como o detetive belga Hercule Poirot e escreveu “O Caso dos Dez Negrinhos”, um dos clássicos mais conhecidos da literatura policial. No início dos anos 70 respondeu uma pergunta de um jornalista francês citando um trecho extraído do livro de Alexandre Dumas pai, Les Mohicans de Paris, publicado em 1854:  “Cherchez la femme”.  Explicou que em histórias de mistério, não importa qual seja o problema, o motivo quase sempre é relacionado com o fascínio por uma mulher.

O escândalo Watergate na década de 70 contribuiu para as reportagens investigativas com uma frase atribuída ao informante anônimo "Deep Throat", que orientou os jornalistas Bob Woodward e Carl Berstein do The Washington Post nas reportagens que causaram a queda do presidente Nixon: “Follow de Money” (Siga o dinheiro).

De certa forma as duas frases podem caracterizar as provas de um fim de semana intenso para o automobilismo esportivo, no último domingo de maio de cada ano são tradicionalmente disputados o GP de Mônaco, a corrida mais charmosa do calendário da Fórmula 1, e as 500 Milhas de Indianápolis, a prova que movimenta o maior valor financeiro envolvido em competições motorizadas.

Houve outrora um entendimento que a F1, com raízes na Europa, era essencialmente uma competição e a IndyCar, norte americana, privilegiava o espetáculo. Esta definição já não é válida porque as restrições dos regulamentos de ambas as provas convergem para tornar as disputas mais equilibradas.

Indy 500

A Indy 500 é uma das provas da Tríplice Coroa, os três eventos mais prestigiados do automobilismo, que incluem também o GP de Mônaco (F1) e as 24 horas de Le Mans (Mundial de Endurance). Os números envolvidos nas 500 Milhas são gigantescos, a prova que está em sua centésima primeira edição (a primeira ocorreu em 1911) é disputada no Indianapolis Motor Speedway (no jargão americano Speedway identifica circuitos ovais), cuja capacidade oficial não é divulgada, porém nas edições número 100 em 2016 e 101 em 2017 os gestores disponibilizaram uma infraestrutura para o atendimento de 350.000 espectadores. A prova ocorre todos os anos no domingo que antecede ao Memorial Day, um feriado nos EUA que homenageia os militares mortos em combate e acontece sempre na última segunda-feira de maio.

Indefinição até a bandeirada final, múltiplos líderes e acidentes espetaculares (sem feridos) poderiam ser manchetes para anunciar as 500 Milhas deste ano. O público que comprou ingresso ou assistiu pela TV foi recompensado por uma corrida fantástica, vitória do japonês Takuma Sato (Honda), que assumiu a liderança nas últimas voltas após uma acirrada disputa com Hélio Castroneves (Chevrolet). A prova contou com a presença do campeão de F1 Fernando Alonso, que correu no bloco da frente até seu motor não resistir.

GP de Mônaco

O GP de Mônaco é disputado em um circuito urbano em Monte Carlo, o traçado de apenas 3,337 km é o mais curto do calendário da F1 e, com exceção do contorno no trecho da piscina modificado em 1973, é basicamente o mesmo da primeira prova válida pelo mundial em 1950. O piloto com maior número de vitórias em Mônaco é Ayrton Senna, que entre 1987 e 1993 ocupou o degrau mais alto do pódio 6 vezes.

Mesmo os mais fanáticos pela F1 reconhecem que a disputa de um GP nas ruas de Monte Carlo é anacrônica, o traçado não é adequado para a potência e velocidade dos carros atuais, não existem áreas de escape e o evento só é viabilizado por diversas concessões da Federação Internacional de Automobilismo. O GP é o único que não excede os 305 km mínimos exigidos para as provas do mundial, as 78 voltas programadas totalizam 260 km, com a velocidade média em torno de 155 km/h a distância exigida pelo regulamento da F1 ultrapassaria o limite de 2 horas. A cronologia do GP também é diferente, os primeiros treinos são realizados na quinta-feira e a sexta-feira é reservada para eventos dos patrocinadores.

Existe um consenso entre pilotos, equipes e jornalistas que em Mônaco as provas são decididas pela posição de largada e estratégia de paradas nos boxes, ultrapassar na pista de Monte Carlo é virtualmente impossível. Quem acompanha a F1 tem na lembrança as voltas finais do GP de 1992, quando Ayrton Senna com um carro inferior e pneus degradados foi beneficiado e assumiu a liderança em uma parada não programada do então líder Nigel Mansell na volta 73. As cinco voltas finais foram uma aula de pilotagem defensiva, a Williams Renault com um carro mais equilibrado e pneus novos grudou na traseira da McLaren Honda do brasileiro e não conseguiu ultrapassar. Após a corrida, questionado por um repórter britânico se teria conseguido vencer com mais algumas voltas, o piloto inglês foi sincero, poderiam ter corrido durante mais uma hora e o resultado seria o mesmo, um erro de Senna era improvável e não há locais de ultrapassagem em Mônaco.

Houve também uma corrida bizarra no principado em 1982, faltando duas voltas para o término Alain Prost (Renault), então líder com enorme vantagem perdeu o controle e bateu no guard rail, Ricardo Patrese (Brabham-Ford) herdou a liderança, mas rodou em seguida. Abriram a volta final disputando o primeiro lugar os pilotos Didier Pironi (Ferrari), Andrea De Cesaris (Alfa Romeo) e Derek Daly (Williams-Ford), os três não completaram por problemas mecânicos ou pane seca. Ricardo Patrese recebeu a bandeirada final ainda irritado por ter rodado, ele e sua equipe no box não sabiam que tinham vencido o GP.

Não houve surpresa na vitória da dobradinha da Ferrari este ano. As posições de largada foram invertidas na pista pela estratégia de troca de pneus, as voltas a mais que Vettel permaneceu na pista foram decisivas, a mesma razão justifica a evolução de Ricciardo, que pulou da quinta para a terceira colocação ao retardar a sua parada. Fortes emoções só aconteceram quando, envolvida em um incidente com Jenson Button, a Sauber de Pascal Wehrlein ficou chapada no muro, felizmente sem danos para o piloto. Como acontecimento social, o GP honrou as tradições do principado, a marina ficou lotada de iates suntuosos, a cidade foi ocupada por turistas, muitas pessoas debruçadas em sacadas e janelas de frente para a pista e arquibancadas lotadas.

Epílogo

Só o charme justifica a F1 nas ruas de Monte Carlo, o GP de Mônaco é uma corrida que todos os pilotos sonham em vencer, um evento único disputado em um cenário paradisíaco com características distintas de todas as outras provas da Fórmula 1.

As 500 Milhas de Indianápolis é a mais prestigiada prova do calendário da IndyCar e uma das mais antigas do automobilismo mundial. O Indianapolis Motor Speedway é a maior instalação desportiva do planeta em termos de capacidade, e as 500 milhas o seu maior evento em um único dia. Alexander Rossi, o vencedor da centésima edição recebeu um prêmio de US$ 2.548.743,00, estima-se que o prêmio individual de Takuma Sato, vencedor deste ano, exceda os US$ 3,00 milhões, valores inimagináveis em outras competições.


Obs:
Este fim de semana marcou também o início da edição de 2017 do Isle of Man TT.

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