Provavelmente a primeira
disputa entre motos aconteceu no encontro casual dos primeiros clientes de uma
fábrica de veículos de duas rodas equipado com um motor de combustão interna, na
Alemanha em 1894. Poucos anos depois foi realizada a primeira prova organizada,
um percurso de 400 km na França. Em 1906 alguns britânicos organizaram uma
corrida chamada Troféu Turismo na Ilha de Man, o local foi escolhido porque a
legislação vigente na Inglaterra limitava a velocidade permitida nas vias públicas.
A organização de corridas com motocicletas, ainda que com regras confusas,
prosperou em toda a Europa Central nos anos que antecederam guerra. A primeira
corrida promovida e com a regulamentação da Federação Internacional de
Motociclismo (FIM), válida para um campeonato mundial, foi realizada na Ilha de
Man em junho de 1949.
A
FIM promove e regulamenta mais de 60 campeonatos mundiais e classifica provas
de motociclismo em quarto categorias principais, Road Racing, Motocross, Enduro
& Cross Contry e Track Racing, cada qual com diversas sub-categorias.
Road
Racing ou corridas de estrada são disputadas por motos em superfícies
pavimentadas, normalmente asfalto, e podem ser disputadas em circuitos dedicados
ou vias públicas vedados ao tráfego nos dias de competições.
Motocross
(ou MX) é o equivalente ao Road Racing para disputas fora de estrada. Circuitos
de motocross são montados em diversos tipos de superfícies não pavimentadas,
como terra, areia, lama ou grama, e tendem a incorporar topologias acidentas, naturais
ou artificiais. O desenvolvimento tecnológico de componentes das motos,
especialmente a suspensão, permitiram a predominância de circuitos com
"saltos", que contribuem para criar um espetáculo para os
espectadores.
Enduro
& Cross-Country é uma forma de competição fora de estrada centrada na resistência
dos equipamentos concorrentes. Em uma prova típica os pilotos cumprem um
traçado de não menos de dez milhas em uma janela limitada de tempo, por trilhas
com piso acidentado. Uma prova normal dura entre 3 e 4 horas, embora eventos
mais longos não sejam incomuns. Algumas competições de campeonatos nacionais e
mundiais acontecem ao longo de vários dias e exigem que os trabalhos de
manutenção sejam realizados durante a realização da prova ou em períodos
pré-agendados. Para evitar a evasão das restrições de manutenção, as motos são
mantidas durante a noite em armazenamento seguro. O principal campeonato desta
modalidade é o World Enduro Championship (WEC) que tem eventos em toda a
Europa, com algumas incursões na América do Norte.
Track
Racing e uma modalidade de esporte motorizado de duas rodas realizados em
pistas curtas e de formato oval, podem ser cobertas ou não. Existem variantes
contemplando diversas extensões de traçados e tipos diferentes de piso.
Road Racing
Road Racing tradicional
contempla competições realizados em estradas públicas fechadas ao
tráfego. Poucos destes eventos resistiram através dos tempos e apenas umas
poucas provas são realizadas neste tipo de circuito. Existem dois campeonatos
principais, o International Road Racing Championship e o Duke Road Racing
Rankings, este último é responsável pela maioria das corridas de estrada que acontecem
todos os anos. As corridas mais significativas são O Troféu Turismo Ilha de Man
(Isle of Man TT), North West 200, e Ulster Grand Prix, todos disputados em traçados
com mais de 10 km, as médias de velocidade na Ilha de Man e North West excedem
215 Km/h. A Irlanda tem muitos circuitos de corridas de estrada ainda em uso, provas
também são disputadas em países como Espanha, Bélgica, Alemanha, Grã-Bretanha
(Monte Oliver), República Checa, Ucrânia, Nova Zelândia e Macau.
O FIM World Championship Grand Prix,
resumidamente MotoGP, é o principal e mais conhecido campeonato de Road Racing,
realizado exclusivamente em circuitos dedicados. As 18 etapas de 2016 comercializaram
mais de 2,65 milhões de bilhetes de acesso aos circuitos e foram retransmitidas
por 90 redes de televisão. A organização do certame é um trabalho conjunto da
FIA, de uma empresa que que administra os interesses comerciais (Dorna) e das
associações de pilotos, equipes e patrocinadores e dos fabricantes. Este ano
conta com a participação de seis fábricas, Yamaha, Honda e Suzuki do Japão,
Ducati e Aprilia da Itália e a austríaca KTM. A competição é segmentada em três
classes distintas:
· Moto3
- introduzida em 2012 especifica
provas entre motos 250cc, quatro tempos e cilindro único, uma evolução das
especificações anteriores de motos 125cc com motores de dois tempos. A idade máxima para os pilotos é 28 anos (25
anos para contratados que tenham disputado pelo menos um GP como piloto avulso).
· Moto2:
Classe intermediária com motores 600cc quatro tempos. Em épocas anteriores era
equipada com motores dois tempos de 250cc.
· MotoGP:
Define a excelência em termos de GPs de motovelocidade. A classe abriga exclusivamente
protótipos e durante o passar dos anos a especificação de motores evoluiu, os 500cc
dois tempos utilizados até 2002 compartilharam as pistas com os 990cc quatro
tempos e a partir de 2003 foram excluídos da competição. Em 2007 a capacidade máxima foi reduzida para
800cc e em 2012 estabilizou com a atual especificação de 1000cc, quatro tempos.
Os equipamentos que disputam a MotoGP não são derivados de qualquer moto de
produção industrial.
Superbike é o principal campeonato de
motos produzidas em série do planeta. Utiliza motos de 1000cc e é uma
competição com forte apelo comercial porque é uma vitrine para modelos que
estão sendo comercializados nas concessionárias. O Mundial de Superbike obriga,
em seu regulamento técnico, que os modelos utilizados sejam produzidos em série,
com poucas modificações, as vistas frontal, lateral e de traseira devem corresponder
às da moto homologada para utilização em vias públicas, ainda que alguns
elementos mecânicos da máquina possam ser modificados.
Supersport é outra categoria Road
Racing que emprega motos modificadas de produção. Para ser elegível para a uma
prova a moto deve ter um motor de quatro tempos entre 400cc e 600cc para equipamentos
de quatro cilindros ou entre 600cc 750cc para dois cilindros e deve ser homologado
pela FIM. As especificações técnicas são muito restritivas, as máquinas devem
permanecer em grande parte como padrão, modificações no motor são permitidas,
mas fortemente regulamentadas.
Superbike e Supersport são categorias
mais acessíveis (custo) que a MotoGP. Os campeonatos AMA Supersport, British Supersport,
e World Superbike Championship (WSBK) e World Championship Grand Prix (MotoGP)
são os mais importantes promovidos pela FIM na categoria de Road Racing.
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