domingo, 30 de abril de 2017

Meandros da Motovelocidade (II. Limitação do Escopo)





Provavelmente a primeira disputa entre motos aconteceu no encontro casual dos primeiros clientes de uma fábrica de veículos de duas rodas equipado com um motor de combustão interna, na Alemanha em 1894. Poucos anos depois foi realizada a primeira prova organizada, um percurso de 400 km na França. Em 1906 alguns britânicos organizaram uma corrida chamada Troféu Turismo na Ilha de Man, o local foi escolhido porque a legislação vigente na Inglaterra limitava a velocidade permitida nas vias públicas. A organização de corridas com motocicletas, ainda que com regras confusas, prosperou em toda a Europa Central nos anos que antecederam guerra. A primeira corrida promovida e com a regulamentação da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), válida para um campeonato mundial, foi realizada na Ilha de Man em junho de 1949.

A FIM promove e regulamenta mais de 60 campeonatos mundiais e classifica provas de motociclismo em quarto categorias principais, Road Racing, Motocross, Enduro & Cross Contry e Track Racing, cada qual com diversas sub-categorias.

Road Racing ou corridas de estrada são disputadas por motos em superfícies pavimentadas, normalmente asfalto, e podem ser disputadas em circuitos dedicados ou vias públicas vedados ao tráfego nos dias de competições.

Motocross (ou MX) é o equivalente ao Road Racing para disputas fora de estrada. Circuitos de motocross são montados em diversos tipos de superfícies não pavimentadas, como terra, areia, lama ou grama, e tendem a incorporar topologias acidentas, naturais ou artificiais. O desenvolvimento tecnológico de componentes das motos, especialmente a suspensão, permitiram a predominância de circuitos com "saltos", que contribuem para criar um espetáculo para os espectadores.

Enduro & Cross-Country é uma forma de competição fora de estrada centrada na resistência dos equipamentos concorrentes. Em uma prova típica os pilotos cumprem um traçado de não menos de dez milhas em uma janela limitada de tempo, por trilhas com piso acidentado. Uma prova normal dura entre 3 e 4 horas, embora eventos mais longos não sejam incomuns. Algumas competições de campeonatos nacionais e mundiais acontecem ao longo de vários dias e exigem que os trabalhos de manutenção sejam realizados durante a realização da prova ou em períodos pré-agendados. Para evitar a evasão das restrições de manutenção, as motos são mantidas durante a noite em armazenamento seguro. O principal campeonato desta modalidade é o World Enduro Championship (WEC) que tem eventos em toda a Europa, com algumas incursões na América do Norte.

Track Racing e uma modalidade de esporte motorizado de duas rodas realizados em pistas curtas e de formato oval, podem ser cobertas ou não. Existem variantes contemplando diversas extensões de traçados e tipos diferentes de piso.

Road Racing

Road Racing tradicional contempla competições realizados em estradas públicas fechadas ao tráfego. Poucos destes eventos resistiram através dos tempos e apenas umas poucas provas são realizadas neste tipo de circuito. Existem dois campeonatos principais, o International Road Racing Championship e o Duke Road Racing Rankings, este último é responsável pela maioria das corridas de estrada que acontecem todos os anos. As corridas mais significativas são O Troféu Turismo Ilha de Man (Isle of Man TT), North West 200, e Ulster Grand Prix, todos disputados em traçados com mais de 10 km, as médias de velocidade na Ilha de Man e North West excedem 215 Km/h. A Irlanda tem muitos circuitos de corridas de estrada ainda em uso, provas também são disputadas em países como Espanha, Bélgica, Alemanha, Grã-Bretanha (Monte Oliver), República Checa, Ucrânia, Nova Zelândia e Macau.

O FIM World Championship Grand Prix, resumidamente MotoGP, é o principal e mais conhecido campeonato de Road Racing, realizado exclusivamente em circuitos dedicados. As 18 etapas de 2016 comercializaram mais de 2,65 milhões de bilhetes de acesso aos circuitos e foram retransmitidas por 90 redes de televisão. A organização do certame é um trabalho conjunto da FIA, de uma empresa que que administra os interesses comerciais (Dorna) e das associações de pilotos, equipes e patrocinadores e dos fabricantes. Este ano conta com a participação de seis fábricas, Yamaha, Honda e Suzuki do Japão, Ducati e Aprilia da Itália e a austríaca KTM. A competição é segmentada em três classes distintas:

·   Moto3 - introduzida em 2012 especifica provas entre motos 250cc, quatro tempos e cilindro único, uma evolução das especificações anteriores de motos 125cc com motores de dois tempos.  A idade máxima para os pilotos é 28 anos (25 anos para contratados que tenham disputado pelo menos um GP como piloto avulso).

·  Moto2: Classe intermediária com motores 600cc quatro tempos. Em épocas anteriores era equipada com motores dois tempos de 250cc.

·  MotoGP: Define a excelência em termos de GPs de motovelocidade. A classe abriga exclusivamente protótipos e durante o passar dos anos a especificação de motores evoluiu, os 500cc dois tempos utilizados até 2002 compartilharam as pistas com os 990cc quatro tempos e a partir de 2003 foram excluídos da competição.  Em 2007 a capacidade máxima foi reduzida para 800cc e em 2012 estabilizou com a atual especificação de 1000cc, quatro tempos. Os equipamentos que disputam a MotoGP não são derivados de qualquer moto de produção industrial.

Superbike é o principal campeonato de motos produzidas em série do planeta. Utiliza motos de 1000cc e é uma competição com forte apelo comercial porque é uma vitrine para modelos que estão sendo comercializados nas concessionárias. O Mundial de Superbike obriga, em seu regulamento técnico, que os modelos utilizados sejam produzidos em série, com poucas modificações, as vistas frontal, lateral e de traseira devem corresponder às da moto homologada para utilização em vias públicas, ainda que alguns elementos mecânicos da máquina possam ser modificados.

Supersport é outra categoria Road Racing que emprega motos modificadas de produção. Para ser elegível para a uma prova a moto deve ter um motor de quatro tempos entre 400cc e 600cc para equipamentos de quatro cilindros ou entre 600cc 750cc para dois cilindros e deve ser homologado pela FIM. As especificações técnicas são muito restritivas, as máquinas devem permanecer em grande parte como padrão, modificações no motor são permitidas, mas fortemente regulamentadas.

Superbike e Supersport são categorias mais acessíveis (custo) que a MotoGP. Os campeonatos AMA Supersport, British Supersport, e World Superbike Championship (WSBK) e World Championship Grand Prix (MotoGP) são os mais importantes promovidos pela FIM na categoria de Road Racing.

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