quinta-feira, 14 de abril de 2016

MotoGP - Ainda as “Winglets”


 
A cena toda foi surreal, no início da sexta volta do GP dos EUA a Ducati 04 de Andrea Dovizioso aproximava-se da curva em uma trajetória aberta acompanhada de perto, em uma linha mais interna, pela Honda 26 de Dani Pedrosa. Sem uma razão aparente sua RC213V guinou para o lado, o piloto recuperou momentaneamente o controle, entretanto a frente fugiu de novo e derrubou a moto. Em sua queda, colheu a Ducati GP16 e tirou ambos os pilotos da prova. Em tese um acidente de corrida, normal.

 
O que os presentes no Circuito das América assistiram e as imagens das emissoras de TV distribuíram para o mundo todo é que não foi usual, Pedrosa levantou-se rapidamente e correu até onde Dovizioso estava caído, externando enorme preocupação com a integridade do colega.  A cena lembrou o que aconteceu em uma corrida de SuperBike em 2013, Marco Melandri abalroou Carlos Checa e ambos caíram. A violência do acidente deixou o espanhol inconsciente, o italiano foi o primeiro a atende-lo. Na prova de Valência da Moto3 em 2015, um acidente envolveu Niccolo Antonelli (Honda), Efrén Vásquez (Honda) e Romano Fenati (KTM), a imagem de Fenati prestando os primeiros socorros a Vásquez correu o mundo. Estas ocorrências exemplificam que a solidariedade humana sobrevive em meio a tanta adrenalina.


 
Dani Pedrosa e Andrea Dovizioso estavam muito próximos, disputando um lugar no pódio, e é provável que a Honda tenha sido desestabilizada pela turbulência criada pelas “winglets” da Ducati, sua roda dianteira perdeu momentaneamente a aderência e a ficou desgovernada. O incidente remeteu à prova de abertura da temporada no Qatar onde pela disputa da liderança as duas Ducati andavam muito próximas, sem razão aparente Andrea Iannone perdeu o controle e caiu.

 
Não foi a turbulência que preocupou Dani Pedrosa ao correr para auxiliar Dovizioso, na prova anterior em Rio Hondo (Argentina) o piloto da Honda 26 acompanhou de perto um toque entre uma das Ducati e a moto de Marc Márquez, quando uma das “winglets” ceifou a haste da câmera de trás da Honda. Márquez rodou até a troca obrigatória com o componente pendurado pela fiação.  Pedrosa queria a confirmação que o piloto da Ducati não havia sido atingido pela peça aerodinâmica.

 
A aerodinâmica foi um dos poucos recursos que sobraram para serem trabalhados no desenvolvimento dos protótipos devido à rigidez do regulamento técnico. As “winglets” são utilizadas para permitir maior fluidez do ar em torno do conjunto piloto/moto e, em alguns casos, criar pressão aerodinâmica para compensar a baixa aderência dos pneus dianteiros da Michelin. Sua utilidade não é consenso nem entre integrantes da mesma equipe, Jorge Lorenzo nas tomadas de tempo nos EUA optou por um formato acintoso, um bigode enorme a lá Nicolas Maduro, Valentino Rossi preferiu a moto com a cara mais limpa, a Honda de Marc Márquez está equipada com pequenas aletas que não podem ser consideradas “winglets”. Tudo depende da maneira como o piloto utiliza o recurso, como se sente mais confortável com o comportamento da moto.

 
As “winglets” já foram banidas da Moto3 e serão toleradas na Moto2 até o final desta temporada. Ainda são permitidas na MotoGP, mas uma mudança de regulamento em meio a temporada indica que devem ter bordas arredondadas.

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