Modelo da motocicleta de Gottlieb Daimler – 1895
A Federação Internacional de
Motociclismo (FIM) é uma entidade que promove e administra competições
motorizadas sobre duas rodas, representa uma centena de entidades nacionais distribuídas
em em seis regiões continentais (Europa, Asia, África, America do Norte,
América do Sul & Oceania). A participação tupiniquim é representada pela
Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). A FIM também está envolvida em
muitas atividades relacionadas com o esporte, sua segurança e políticas
públicas conexas A Federação foi a primeira entidade desportiva internacional a
publicar, em 1994, um Código Ambiental e, em 2007, criou uma comissão
específica para apoiar as mulheres no uso de veículos motorizados de duas rodas
e práticas esportivas.
A origem da FIM pode ser rastreada até 1904, ano em que o clube
de motociclismo da França organizou um evento internacional e convidou
participantes da Áustria, Dinamarca, França, Alemanha e Grã-Bretanha. Com
regras escritas por franceses e juízes franceses, não houve surpresa em a França
ser declarada a vencedora da competição. Para equalizar as condições em futuros
eventos, os cinco países criaram um órgão centralizador, a Fédération
Internationale des Clubs Motocyclistes (FICM). A entidade teve vida curta e foi
desativada em 1906 por absoluta falta de consenso. A Auto-Cycle Union, entidade britânica que
administra o esporte de duas rodas na Inglaterra e Ilha de Man, promoveu o
renascimento do FICM em 1912 com o objetivo de restabelecer e controlar o desenvolvimento do motociclismo nos aspectos
esportivos e de turismo. Os dez países que atenderam à convocação são
considerados membros fundadores do FICM: Bélgica, Dinamarca, França,
Grã-Bretanha, Itália, Holanda, Estados Unidos, Alemanha, Áustria e Suíça. O ano
seguinte acolheu o primeiro evento internacional realizado sob o patrocínio da
FICM: o International Six Days Reliability Trial.
A prova internacional de resistência de 6 dias foi a precursora
das disputas de Enduro. Evento de motovelocidade off-road mais antigo do
calendário da FIM, tem periodicidade anual e só foi interrompido nos períodos
das duas Guerras (1914-1918 & 1939 -1945). Reconhecido como um teste de
confiabilidade das máquinas e habilidade dos pilotos, originalmente foi chamado
de Teste Internacional de Seis dias (International Six Days Trial - ISDT),
em 1981 a FIM decidiu atualizar o nome para International Six Days Enduro, mudança
sugerida pela representação norte-americana para refletir a mudança do evento
para um rally com habilidades associadas ao motocross. A prova também incluiu a
participação de mulheres, como foi o caso de Marjorie Cottle nos anos 20-30.
Marjorie Cottle
Até 1973, quando houve uma competição nos
Estados Unidos, a prova sempre foi disputada em território europeu. Desde então
tornou-se um evento realmente internacional e foi hospedado pela Austrália
(1992 e 1998), Estados Unidos (1973 e 1994) Brasil (2003), Nova Zelândia (2006),
México (2010) e Argentina (2014).
Nos anos que antecederam a Segunda Grande Guerra o número de
associações nacionais participantes cresceu para três dezenas e em 1936 a
entidade promoveu o seu primeiro campeonato internacional atribuindo ao
vencedor o título de campeão mundial.
A segunda grande guerra entre 1939 e 1945 provocou a suspenção
das atividades esportivas no continente europeu, que foram retomadas em 1946,
ano em que a FICM foi reorganizada e rebatizada como FIM e, desde 1049, passou
a promover anualmente o campeonato mundial de motovelocidade. A primeira corrida promovida e com a
regulamentação da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), válida para um
campeonato mundial, foi realizada na Ilha de Man em junho de 1949.
A
FIM promove e regulamenta mais de 60 campeonatos mundiais e classifica provas
de motociclismo em quarto categorias principais, Road Racing, Motocross,
Enduro/Cross Country e Track Racing, cada qual com diversas subcategorias.
• Road Racing ou corridas de estrada
disputadas por motos em superfícies pavimentadas, normalmente asfalto. Podem
ser realizadas em autódromos dedicados ou vias públicas vedadas ao tráfego nos
dias de competições.
• Motocross (ou MX) é o equivalente ao
Road Racing para disputas fora de estrada. Circuitos de motocross são montados
em diversos tipos de superfícies não pavimentadas, terra, areia, lama ou grama
e tendem a incorporar topologias acidentadas, naturais ou artificiais. O
desenvolvimento tecnológico dos componentes das motos, especialmente a
suspensão, permitiram a preferência por circuitos com “saltos” que contribuem
para criar espetáculos com maior impacto visual para os espectadores.
A plasticidade do Motocross
• Enduro & Cross-Country é uma forma
de competição fora de estrada centrada na resistência dos equipamentos e
pilotos. Em uma prova típica os pilotos cumprem um traçado de não menos de dez
milhas em uma janela limitada de tempo, por trilhas com piso acidentado. Uma
prova normal dura entre 3 e 4 horas, embora eventos mais longos não sejam
incomuns. Algumas competições de campeonatos nacionais e mundiais acontecem ao
longo de vários dias e exigem que os trabalhos de manutenção durante a
realização da prova ou em períodos pré-agendados. Para evitar burlar as
restrições de manutenção, as motos são mantidas durante a noite em
armazenamento seguro. O principal campeonato desta modalidade é o World Enduro
Championship (WEC) que tem eventos em toda a Europa e algumas incursões na
América do Norte.
• Track Racing e uma modalidade de esporte
motorizado de duas rodas realizados em pistas curtas e de formato oval,
cobertas ou não. Existem variantes contemplando diversas extensões de traçados
e tipos diferentes de piso.
Prova de
Track Racing
Road
Racing tradicional contempla competições realizados em circuitos dedicados ou
estradas públicas fechadas ao tráfego. Poucos eventos de estrada resistiram
através dos tempos e apenas umas poucas provas são realizadas neste tipo de
circuito. Existem dois campeonatos principais, o International Road Racing Championship
e o Duke Road Racing Rankings, este último é responsável pela maioria das
provas de estrada que acontecem todos os anos. As corridas mais significativas
são O Troféu Turismo Ilha de Man (Isle of Man TT), North West 200, e Ulster
Grand Prix, todos disputados em traçados com mais de 10 km. As médias de
velocidade na Ilha de Man e North West excedem 215 Km/h. A Irlanda tem muitos
circuitos de corridas de estrada ainda em uso, provas também são disputadas em
países como Espanha, Bélgica, Alemanha, Grã-Bretanha (Monte Oliver), República
Checa, Ucrânia, Nova Zelândia e Macau.
North
West 2000 - Irlanda
O
FIM World Championship Grand Prix, resumidamente MotoGP, é o principal e mais
conhecido campeonato de Road Racing, realizado exclusivamente em autódromos. A
pandemia do Corona Vírus impactou significativamente no fluxo de receitas da
categoria, estudos recentes estimaram que houve uma perda de 74 milhões de
Euros na arrecadação esperada pelo setor de turismo no Algarve pela realização
do GP de Portimão sem público. A organização do certame é um trabalho conjunto
da FIA, de uma empresa que que administra os interesses comerciais (Dorna) e
das associações de pilotos, equipes e patrocinadores e dos fabricantes. Este
ano conta com a participação de seis fábricas, Yamaha, Honda e Suzuki do Japão,
Ducati e Aprilia da Itália e a austríaca KTM.
A
competição é segmentada em três classes distintas:
• Moto3 - introduzida em 2012 especifica
provas entre motos 250cc, quatro tempos e cilindro único, uma evolução das
especificações anteriores de motos 125cc com motores de dois tempos. A idade máxima para os pilotos é 28 anos (25
anos para contratados que tenham disputado pelo menos um GP como piloto
avulso).
Meikon Kawakami – piloto tupiniquim na Moto3 em 2019
• Moto2: Classe intermediária com motores
4 tempos, 3 cilindros com 765cc, fornecidos exclusivamente pela Triumph.
Largada da Moto2 em Losail (Catar)
• MotoGP: Define a excelência em termos de
GPs de motovelocidade. A classe abriga exclusivamente protótipos e durante o
passar dos anos a especificação de motores evoluiu, os 500cc dois tempos
utilizados até 2002 compartilharam as pistas com os 990cc quatro tempos e a
partir de 2003 foram excluídos da competição.
Em 2007 a capacidade máxima foi reduzida para 800cc e em 2012
estabilizou com a atual especificação de 1000cc, quatro tempos. Os equipamentos
que disputam a MotoGP não são derivados de qualquer moto de produção
industrial.
MotoGP em Jerez - 2020
Superbike
é o principal campeonato de motos produzidas em série do planeta. Utiliza motos
de 1000cc e é uma competição com forte apelo comercial porque é uma vitrine
para modelos que estão sendo comercializados nas concessionárias. O Mundial de
Superbike obriga, em seu regulamento técnico, que os modelos utilizados sejam
produzidos em série, com poucas modificações, as vistas frontal, lateral e de
traseira devem corresponder às da moto homologada para utilização em vias
públicas, ainda que alguns elementos mecânicos da máquina possam ser modificados.
Supersport
é outra categoria Road Racing que emprega motos modificadas de produção. Para
ser elegível para a uma prova a moto deve ter um motor de quatro tempos entre
400cc e 600cc para equipamentos de quatro cilindros ou entre 600cc 750cc para
dois cilindros e deve ser homologado pela FIM. As especificações técnicas são
muito restritivas, as máquinas devem permanecer em grande parte como padrão,
modificações no motor são permitidas, mas fortemente regulamentadas.
Superbike
e Supersport são categorias mais acessíveis em termos de custo.
Os campeonatos American Motorcyclist Association (AMA) Supersport, British Supersport, World
Superbike Championship (WSBK) e World Championship Grand Prix (MotoGP) são os
mais importantes promovidos pela FIM na categoria de Road Racing.
Em
função da amplitude e diversidade de competições de motovelocidade, os textos
complementares vão limitar a sua abrangência ao Road Racing.
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