Citicorp Center – Nova York
Um erro de projeto resultou em
vulnerável a construção do Citicorp Center, uma edificação de 59 andares em
Nova York. Um vento mais forte poderia ter derrubado o edifício. A falha não
foi notada até que uma estudante da Universidade de Princeton levantou questões
um ano após sua inauguração em 1977. Uma estudante de engenharia civil, Diane
Hartley, consultou os engenheiros e arquitetos responsáveis pela obra para
tentar encontrar um erro em seus cálculos em um trabalho acadêmico sobre a
construção. A Srta. Hartley presumiu que seus resultados estavam errados, não
estavam. A configuração única do edifício apoiado em quatro palafitas tornava
seus cantos vulneráveis à carga do vento. Os reparos necessários foram
realizados durante a noite para evitar o pânico, o segredo foi mantido por
décadas.
Algo estranho já havia acontecido nos testes que antecederam o primeiro GP em Jerez, Cal Crutchlow, um condutor experimentado que já venceu três provas (2016 & 2018) com protótipos da Honda, também perdeu o controle e fraturou a mão. Alegar que a equipe não tem pilotos adequados e que é a primeira temporada de Alex Márquez na classe principal é um contrassenso, Alex superou Brad Binder no mundial da Moto2 de 2019 e o sul-africano já venceu esta temporada. O irmão de Marc é um piloto de qualidade inquestionável, tem dois títulos mundiais (Moto3 em 2014 & Moto2 em 2019) e acumula 12 vitórias, 38 pódios e 15 poles em 143 participações em todas as classes da MotoGP. O piloto que assumiu a vaga de Marc Márquez enquanto o atual campeão se recupera da fratura do braço, Stefan Bradl, é o recurso de testes da equipe e provavelmente a pessoa que tenha mais familiaridade com equipamento. Bradl tem no histórico 1 mundial da Moto2, 7 vitórias, 19 pódios e 8 poles em 188 participações, contando todas as categorias.
Stefan Bradley na RC213V 2020
Outro indicativo que o modelo 2020 tem
algum problema de origem é o fato de que o piloto da independente LCR, que
disputa com um modelo RC231V antigo, o equipamento que Marc Márquez utilizou em
2019, obtém sistematicamente melhores resultados que os representantes da
equipe oficial. Takaaki Nakagami tem um currículo muito inferior a Alex e
Stefan, nunca venceu um mundial e tem 2 vitórias, 14 pódios e 5 poles, todos os
resultados obtidos na Moto2. O japonês disputa o mundial desde 2007 (125cc) e
foi promovido para a principal categoria em 2018, até os dias atuais a sua
melhor colocação nos mundiais aconteceu em 2017, 7º classificado na Moto2.
A ausência de Marc tem sido a principal
desculpa para mascarar o insucesso da Honda nesta temporada. Os registros de 7
etapas seguidas sem estar presente uma única vez no pódio e a ocorrência cada
vez mais provável de um ano inteiro sem estar entre os três primeiros dos GPs
não é consistente com a história da marca japonesa, agravado pelo desempenho
recente da Yamaha e Suzuki, suas concorrentes diretas no mercado nipônico.
Barcelona 2020 - Primeiro pódio na temporada para
Alex Rins
Condensar toda a temporada em poucos
meses trouxe alguns problemas para a fornecedora de pneus. Com o GP da
Catalunha agendado para uma época diferente do habitual (em junho) e programado
para o final de setembro, a Michelin foi forçada a utilizar dados
meteorológicos históricos para a área de Barcelona, para fazer a seleção
adequada de compostos para os pneus. Dados anteriores sugeriam uma temperatura
ambiente média de 27° C, semelhante ao esperado para junho, porém o fim de
semana foi muito mais frio e com mais vento que o previsto, com uma temperatura
ambiente de apenas 17° C e temperatura da pista de 20° C. Somente para efeitos
de comparação, na corrida de Andaluzia em Jerez de julho a temperatura de pista
foi de 59° C.
Como resultado prático, para correr na
superfície fria e escorregadia da pista da Catalunha, todos os 22 pilotos
selecionaram para a corrida o pneu traseiro macio. 17 pilotos também optaram
pela frente macia, enquanto os outros cinco escolheram o médio. Ninguém optou
pelo composto Hard.
Apesar do componente macio na frente,
muitos pilotos tiveram problemas de aquecimento no lado esquerdo do composto,
que é menos utilizado, não atingia a temperatura ideal. Quatro pilotos caíram
após perderem a frente, a maioria, entretanto, conseguiu se adaptar e o tempo
de vitória de Fabio Quartararo foi apenas dois segundos mais lento que Marc
Márquez em 2019. A melhor volta do francês foi mais rápida que Márquez no ano
passado.
A Michelin observou os dados históricos
e escolheu uma gama de compostos adequada para um clima mais quente.
Infelizmente as temperaturas foram muito menores que o esperado e dificultou
aos pilotos obter o calor adequado para utilizar a maior aderência da pista.
O próximo Grande Prêmio da França,
circuito de Le Mans, também está previsto para ser frio, a data tradicional do
evento é maio, o que significa que a seleção de pneus da Michelin deve ser
adequada a essas condições
Com 8 etapas concluídas e faltando 6
provas, o campeonato começa a apresentar candidatos ao título. Até o meio da
temporada, quatro pilotos estavam separados por apenas 4 pontos. Andrea
Dovizioso que liderava a contagem antes de Barcelona foi atropelado por Johann
Zarco e ficou estacionado, Fábio Quartararo obteve a sua 3ª vitória e retomou a
liderança, Maverick Vinales viu sua pole na prova transformar-se em uma
decepcionante 9ª colocação e Joan Mir com uma surpreendente Suzuki conquistou
uma 2ª colocação que, apesar de não pontuar em duas provas (abertura em Jerez e
na República Checa), em todas as outras conquistou pontos expressivos e apenas
8 o separam do líder.Fábio Quartararo conquistou a 3ª vitória na temporada
Terceira vitória de Fabio Quartararo em 2020
O GP da Catalunha apresentou um inédito
duplo pódio da Suzuki (Mir e Rins) e comprovou as suspeitas que o novo
componente traseiro da Michelin desequilibrou a disputa em favor dos motores
com cilindros em linha (Yamaha e Suzuki). As motos V4 ainda não descobriram
como obter mais rendimento com o maior grip do novo composto. A enorme reta do
circuito de Barcelona não foi suficiente para a maior velocidade final dos V4
impor sua superioridade.
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