quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

MotoGP - O Que Está em Jogo

Quando na noite do próximo dia 20 de março, no circuito internacional de Losail no Qatar, apagarem as luzes que autorizam a largada para a primeira prova de MotoGP da temporada de 2016, estarão alinhadas no grid as máquinas mais sofisticadas já construídas, verdadeiros prodígios de tecnologia sobre duas rodas. Nos boxes de retaguarda estarão atentos o chefe de equipe, os engenheiros de pista, os especialistas em suspensão, os responsáveis pelos pneus, os técnicos em eletrônica e os mecânicos. Ao comando das motos estarão os pilotos de MotoGP, alguns dos atletas mais bem preparados do mundo em termos de condições físicas e mentais. Uma vez dada a largada, uma corrida de MotoGP é um esporte solitário, a única comunicação possível entre a equipe de apoio e o piloto são placas apresentadas na reta dos boxes, informação concisa, disponível para os concorrentes e que deve ser lida e processada enquanto a moto desenvolve velocidades superiores a 300 Km/h.

O objetivo de todos os pilotos é um só, encontrar a linha mais rápida na pista e depois conseguir uma maneira de andar ainda mais depressa, as frações de segundos perdidas ou ganhas nas retas e curvas determinam a diferença entre vitória e derrota. Durante os aproximadamente 40 minutos de uma corrida qualquer hesitação significa perda de posições, qualquer excesso implica em queda, os limites são muito estreitos.

A aptidão física é essencial. A técnica de pilotagem desenvolvida por Marc Márquez e adotada por praticamente todos os pilotos de ponta indica que a postura ideal é manter nas curvas toda a parte superior do corpo afastada da moto, e a constante atualização do posicionamento do corpo em relação ao equipamento exige muito preparo.  Nas curvas o piloto fica submetido a forças de até 2G e é necessário um treinamento específico para desenvolver os músculos envolvidos. Por oportuno, um corpo humano experimenta uma sensação de conforto até 1G e embora não seja muito difícil resistir a pressões 2G, valores muito superiores podem tornar quase impossível manter a consciência. Em um acidente ocorrido durante os treinos em Mugello, 2013, Marc Márquez perdeu o controle de sua Repsol Honda a 337,9 Km/h (registrados pela telemetria) e durante a sua queda foi submetido a uma desaceleração calculada em 24G, suficiente para causar inúmeros efeitos colaterais em pessoas comuns. O piloto recuperou-se bem e no dia seguinte estava na prova (caiu quando ocupava a segunda posição, faltando três voltas para o final).

Existem poucas novidades na relação de pilotos inscritos para o campeonato mundial de 2016, a manutenção dos principais contendores é uma característica da MotoGP. O atual campeão está na principal categoria do motociclismo desde 2008, seu colega de equipe é o lendário Valentino Rossi, que estreou na 500cc em 2000, está na MotoGP desde 2002 e é o recordista em número de vitórias desde então, 73.  Dani Pedrosa frequenta o grid de largada desde 2006 e Marc Márquez é o “new kid on the block”, foi promovido em 2013.

O que torna estes atletas tão especiais é a extraordinária competitividade na disputa pelo título mundial, não importando os sacrifícios necessários. Dani Pedrosa em dez anos já sofreu pelo menos 9 fraturas e 3 traumas graves, sua clavícula esquerda tem menos que 20% do tecido ósseo original e, embora a sua compleição física não seja a ideal (1,58m de altura), é considerado um dos maiores talentos das pistas. Jorge Lorenzo, o atual campeão, protagonizou uma sequência heroica em 2013, em uma queda nos testes de classificação de sexta-feira para a prova da Holanda fraturou a clavícula, voou para Barcelona e foi operado na mesma noite. No domingo alinhou no grid de largada e encerrou a prova como quinto colocado. Duas semanas mais tarde nos treinos para o grande prêmio da Alemanha voltou a acidentar-se machucando a mesma clavícula, só então parou para restabelecer-se por completo. Uma das razões que explica o extraordinário desempenho de Valentino Rossi na MotoGP é o reduzido número de acidentes, desde 2002 quando a categoria foi regulamentada até 2010 ele não faltou a nenhum grande prêmio, até fraturar uma perna no circuito italiano de Mugello.

Extrema competitividade não implica em descaso com segurança, a roupa de couro de canguru (resistência e maneabilidade) utilizada pelos pilotos contém proteção extra nos ombros, cotovelos antebraços, joelhos e tornozelos, as luvas são reforçadas nos nós dos dedos e ao redor das palmas das mãos. Todos condutores são equipados com airbags (as saliências nas costas do macacão) cujo processo de produção é exclusivo, o corpo do piloto fornece o molde ergonomico que resulta em uma proteção eficaz. O airbag é projetado para otimizar a proteção ao redor do corpo do piloto,  com seções que permitem inflar volumes específicos sobre cada área, alto volume nos ombros e torso, volume médio nos quadris e costas.  Um micro-processador monitora os movimentos a cada 2 milissegundos através de sensores localizados nos braços e pernas. Se algum dos sensores detectar irregularidades na posição do piloto ou forças externas atuando, infla o airbag.  O tempo de disparo é de cerca de 8 milissegundos (tempo necessário para processar os dados durante a perda inicial de controle do piloto) e o tempo total do processo até ser totalmente inflado é menor que 45 milissegundos (0,045 seg). Uma vez inflado, o airbag oferece mais de 5 segundos de proteção integral antes de começar a desinflar, garantindo uma barreira de absorção de impacto prolongada, altamente eficaz para ambas as clavículas, ombros, costas, torso e quadris. O macacão contém zonas de expansão para acomodar o airbag em seu estado totalmente inflado.

Quando o diretor da corrida autorizar a largada no grande premio do Qatar estará iniciando a mais imprevisível temporada da MotoGP dos últimos anos. O regulamento introduziu modificações substanciais buscando equiparar os recursos utilizados por todas equipes e tornar a disputa mais equilibrada. As máquinas que estarão posicionadas no grid incorporam o estado da arte em termos de recusos

Nenhum comentário:

Postar um comentário