Soichiro Honda
Não existe prova de motovelocidade que possa ser comparada ao
“Isle of Man Tourist Trophy” (Troféu Turismo da Ilha de Man), que acontece anualmente
no Reino Unido. Realizada desde 1907 é conhecida
como “A Corrida da Morte” e foi, por muitos anos, a prova de motocicletas mais importante
e mais perigosa do planeta. A “Isle of Man TT” já era disputada há mais de 40
anos quando foi criado o Campeonato Mundial de Motovelocidade (1949) e foi uma
das provas da competição até 1976, quando saiu do calendário por ser boicotada
por vários pilotos em função da falta de segurança. Alguns contratos atuais das
equipes da MotoGP têm cláusulas que impedem os pilotos de competirem na Ilha de
Man.
Em 2020 as motos Honda participaram de
competições em mais de 120 categorias incluindo os mundiais de MotoGP, Superbike,
modalidades de acesso e as patrocinadas por suas subsidiárias em todo o mundo.
O “Isle of Man TT” foi um marco importante para o início desta história.
O fundador da empresa, Soichiro Honda, acreditava que vencer uma prova do maior evento de desporto motorizado do seu tempo permitiria, não só a Honda internacionalizar sua marca, como contribuir para o desenvolvimento tecnológico do Japão. Em março de 1954, o presidente da empresa emitiu uma declaração anunciando a disposição da Honda, até então um fabricante modesto de motocicletas, em participar e vencer o “Isle of Man TT”. No documento, Soichiro Honda especificou que seus engenheiros deveriam criar um motor capaz de gerar 100PS por litro. A referência na época era o padrão utilizado pela indústria alemã (PS é a abreviação da palavra alemã “Pferdestärke”, que significa “cavalo-vapor”. O valor é medido segundo a norma alemã DIN 70020, difere ligeiramente do hp (horse power) por ser baseado no sistema métrico em vez do sistema imperial alemão. O PS é uma unidade de potência equivalente a 0.98 HP mecânico ou 1 HP métrico. Entretanto, já para a corrida daquele ano, a companhia alemã NSU havia desenvolvido um motor 125cc que produzia 15PS e um 250cc que alcançava 35PS, ambos próximos a 150PS por litro. Soichiro Honda ficou chocado ao perceber o atraso de sua tecnologia em relação aos concorrentes ocidentais e reorientou sua equipe para pesquisar e desenvolver motores com rendimento elevado e alta confiabilidade.
IOMTT-Race declaration
John Surtees - MVAgusta – IOMTT 1956
Em 1960 a Honda participou das classes de 250cc
e 125cc do World GP. Na primeira prova (“Isle of Man TT”), terminou em sexto na
classe 125cc e quarto na classe 250cc. Nas duas rodadas seguintes, disputadas
em circuitos não tão heterogêneos, suas motos não foram páreo para as
produzidas no ocidente. Entretanto na quarta prova do campeonato (East German
Grand Prix), Kenjiro Tanaka conseguiu o primeiro pódio para a Honda com um
terceiro lugar na classe 250cc. Seis anos depois da declaração da “Isle of Man TT”
a Honda passou a ser respeitada como um concorrente em provas de
motovelocidade. A fábrica terminou o primeiro ano de sua participação em
mundiais com o terceiro lugar no campeonato de construtores de 125cc e segundo
no de 250cc.
Sessenta e quatro anos depois da declaração “Isle of Man TT”, na
MotoGP, o principal campeonato mundial de motociclismo, a Honda coleciona 62
títulos Mundiais de Construtores e 795 vitórias nos 1350 GPs realizados em
todas as classes
Carlos Alberto
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