Na medida que a pandemia do Corona Vírus continua a assolar o mundo inteiro, o maior problema que os países enfrentam é a inadequação dos seus sistemas de saúde. Apesar de cerca de 80% das pessoas com Covid-19 se recuperarem sem precisar de tratamento hospitalar (informação divulgada pela Organização Mundial de Saúde, que não tem muita credibilidade em função de recomendações desencontradas), uma em cada seis pode desenvolver um caso grave da doença. São nestes casos que o sistema de saúde não está preparado por falta de treinamento e equipamentos para fornecer o tratamento adequado, e resulta em óbitos desnecessários. A contaminação muito rápida criou uma demanda global por equipamentos de proteção individual, kits de testes de Corona Vírus e equipamentos de ventilação, que conduziu à escassez mundial. Na tentativa de combater estas limitações, os governos pediram ajuda a uma ampla gama de indústrias, e muitos atenderam a chamada, incluindo o automobilismo.
Seja um carro de F1 ou um veículo de quilômetro de arrancada, todos os carros de corrida são essencialmente protótipos, compostos por milhares de peças sob medida. Somente quando a necessidade é parafusos, fixadores ou fiação é que existem componentes produzidos em massa e, em alguns casos, até mesmo esses foram especialmente feitos para se adequar a uma aplicação em particular. Então, como essa indústria de prototipagem pode ajudar nesse problema de produção em massa? Resposta: velocidade e otimização.
Umidificadores, componentes essenciais de um
ventilador mecânico
A própria natureza das competições fez com que equipes e fornecedores se tornassem especialistas em projetar, construir e testar componentes e carros de corrida em prazos exíguos. As equipes normalmente iniciam o projeto para o próximo ano em junho/julho, e nove meses depois, todas as 14.500 peças que compõem Fórmula 1 estão correndo em volta do Circuito da Catalunha, em Barcelona. É esta resposta rápida que torna o automobilismo uma indústria tão atraente para o Governo trabalhar neste momento de crise.
Além disso, no mundo competitivo das corridas, toda iteração de uma peça em um carro de corrida precisa ser mais leve, mais rígida, mais forte e geral ter melhor desempenho que a anterior. Esse impulso constante de otimização é outro atributo do automobilismo que os governos podem explorar para ajudar a redesenhar as soluções atuais de equipamentos.
Algumas semanas atrás, o governo britânico fez uma chamada para ver quais capacidades e instalações a indústria automobilística tinha que talvez pudessem ajudar a atual escassez de equipamentos hospitalares. Muitas empresas responderam, incluindo os fabricantes da Fórmula 1.
Projeto
Pitlane
As sete equipes de F1 sediadas no Reino Unido (Mercedes, Red Bull Racing, McLaren, Renault, Williams, Haas, Racing Point) estão trabalhando em conjunto com a Innovate UK, High Value Manufacturing Catapult team, UCL and University College London Hospital, bem como uma variedade de outras empresas como parte do 'Project Pitlane'. Isso visa combinar os recursos e recursos de todas essas empresas e implantá-las em três fluxos de trabalho:
·
Engenharia reversa dos dispositivos médicos
existentes;
·
Apoiar a ampliação da produção de design de
ventilador existente como parte do VentorChallengeUK;
·
Projeto rápido e fabricação de protótipos de um
novo dispositivo para certificação e produção subsequente.
O Mercedes HPP (High Pressure Processing) tem trabalhado em conjunto com engenheiros mecânicos da University College London (UCL) e com os médicos da UCL Hospital para desenvolver um auxílio respiratório de pressão positiva contínua das vias aéreas (Continous Positive Airway Presssure - CPAP) que foi aprovado para uso pelo National Health Service (NHS). Em menos de 100 horas, este dispositivo foi projetado para permitir que fosse rapidamente fabricado em milhares de unidades. Atualmente, cem dispositivos foram entregues à UCLH para testes clínicos com o objetivo de lançar esses dispositivos para hospitais em todo o Reino Unido.
Em outros lugares o automobilismo e outras equipes e fornecedores estão fazendo tudo o que podem para ajudar. Empresas de usinagem como a XYZ Machine Tools estão disponibilizando uma grande variedade de suas fábricas, tornos, fábricas de centro e centros de usinagem disponíveis em um empréstimo gratuito para qualquer empresa envolvida na produção de peças para equipamentos médicos de emergência.
Partes que compõem o auxílio respiratório que
Mercedes HPP ajudou a desenvolver
Enquanto a CRP está usando sua tecnologia de impressão 3D Sintering de alta velocidade, juntamente com materiais isotrópicos Windform P1 para fabricar protótipos de válvulas de emergência para dispositivos de reanimação e como componentes de ligação para máscaras respiratórias.
As empresas de simulação também estão ajudando, com muitas oferecendo licenças gratuitas para suas plataformas de software e empresas como a MathWorks lançando modelos gratuitos de pulmões e ventiladores. Estes são apenas alguns exemplos de como a indústria do automobilismo está se unindo para apoiar a luta contra o Corona Vírus e ajudar a salvar vidas.
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