quinta-feira, 22 de agosto de 2019

MotoGP - Evolução da RC213V

Spoiler no braço oscilante da RC213V em Red Bull Ring


Após a 11ª etapa desta temporada (2019) Marc Márquez está liderando com larga margem a corrida pelo mundial de pilotos, a Honda lidera o campeonato de fabricantes (só pontua a moto melhor classificada de cada fábrica) e continua investindo pesado no desenvolvimento da RC213V.

No GP da Áustria a HRC disponibilizou para Márquez um novo quadro revestido de fibra de carbono, uma nova carenagem com alterações na aerodinâmica e um spoiler montado no braço oscilante (foto acima), muitas novidades para uma única corrida. A utilização do protótipo pelo piloto permite que o fabricante verifique o comportamento das modificações em condições de corrida, se Márquez perder uns poucos pontos não é muito significativo, os dados obtidos durante a corrida são inestimáveis, muito mais úteis que dados de teste.

Segundo o sentimento de Márquez depois da corrida, a “colher”, modo como ele se refere ao spoiler no braço oscilante, aumenta o downforce durante a frenagem e a nova aerodinâmica contribui para reduzir os wheelies. O piloto aprovou as mudanças em Red Bull Ring, porém esta pista tem características peculiares, o comportamento pode não ser adequado em outros circuitos.

Márquez afirmou que: “Com o quadro estamos tentando encontrar mais confiança no pneu dianteiro e melhorar a aderência no pneu traseiro”.

Os engenheiros da HRC estão trabalhando para suavizar a flexão lateral do chassi da RC213V desde a última temporada, tornar a moto menos agressiva. Suavizando o comportamento em curvas e maior velocidade em linha reta ajuda os pilotos da moto a serem mais competitivos e correrem menos riscos. Com o mesmo número de etapas em 2018 Márquez contabilizava 12 quedas, este ano caiu 6 vezes, nenhuma delas depois da etapa de Le Mans. Em tempo, a Honda não contou com seus principais pilotos na pré-temporada, Marc havia operado o ombro, Lorenzo estava recuperando uma fratura no escafoide devido a um acidente enquanto praticava motocross e Crutchlow recuperando o tornozelo destruído em Phillip Island, que o tirou do resto do campeonato em 2018.

Um dos principais objetivos do novo quadro – reforçado por camadas de fibra de carbono – é melhorar o comportamento em curvas. O escopo não só é que melhorar o desempenho, fazendo a moto mudar de direção mais rápido, também reduz a necessidade de inclinação em ângulos acentuados e a carga nos pneus, permitindo o uso de compostos macios com maior aderência.

Piero Taramasso, gestor da divisão de duas rodas da Michelin, explica que com um quadro e suspensão rígidos, os pneus têm que fazer todo o trabalho. Quando o chassi e a suspenção ajudam, a sua atividade é facilitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário