Spoiler no braço
oscilante da RC213V em Red Bull Ring
Após a 11ª etapa desta temporada (2019) Marc Márquez está liderando com
larga margem a corrida pelo mundial de pilotos, a Honda lidera o campeonato de
fabricantes (só pontua a moto melhor classificada de cada fábrica) e continua investindo
pesado no desenvolvimento da RC213V.
No GP da Áustria a HRC disponibilizou para Márquez um novo quadro
revestido de fibra de carbono, uma nova carenagem com alterações na
aerodinâmica e um spoiler montado no braço oscilante (foto acima), muitas
novidades para uma única corrida. A utilização do protótipo pelo piloto permite
que o fabricante verifique o comportamento das modificações em condições de
corrida, se Márquez perder uns poucos pontos não é muito significativo, os dados
obtidos durante a corrida são inestimáveis, muito mais úteis que dados de
teste.
Segundo o sentimento de Márquez depois da corrida, a “colher”, modo como
ele se refere ao spoiler no braço oscilante, aumenta o downforce durante a
frenagem e a nova aerodinâmica contribui para reduzir os wheelies. O piloto aprovou
as mudanças em Red Bull Ring, porém esta pista tem características peculiares,
o comportamento pode não ser adequado em outros circuitos.
Márquez afirmou que: “Com o quadro estamos tentando encontrar mais
confiança no pneu dianteiro e melhorar a aderência no pneu traseiro”.
Os engenheiros da HRC estão trabalhando para suavizar a flexão lateral
do chassi da RC213V desde a última temporada, tornar a moto menos agressiva.
Suavizando o comportamento em curvas e maior velocidade em linha reta ajuda os
pilotos da moto a serem mais competitivos e correrem menos riscos. Com o mesmo
número de etapas em 2018 Márquez contabilizava 12 quedas, este ano caiu 6
vezes, nenhuma delas depois da etapa de Le Mans. Em tempo, a Honda não contou
com seus principais pilotos na pré-temporada, Marc havia operado o ombro,
Lorenzo estava recuperando uma fratura no escafoide devido a um acidente
enquanto praticava motocross e Crutchlow recuperando o tornozelo destruído em
Phillip Island, que o tirou do resto do campeonato em 2018.
Um dos principais objetivos do novo quadro – reforçado por camadas de fibra
de carbono – é melhorar o comportamento em curvas. O escopo não só é que
melhorar o desempenho, fazendo a moto mudar de direção mais rápido, também reduz
a necessidade de inclinação em ângulos acentuados e a carga nos pneus,
permitindo o uso de compostos macios com maior aderência.
Piero Taramasso, gestor da divisão de duas rodas da Michelin, explica
que com um quadro e suspensão rígidos, os pneus têm que fazer todo o trabalho.
Quando o chassi e a suspenção ajudam, a sua atividade é facilitada.
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