Dani Pedrosa |
Segundo um antigo ditado chinês, toda a história tem três
versões, a de quem ganha, a de quem perde e a que realmente aconteceu. Os
admiradores da MotoGP acompanharam com sentimentos ambíguos a decisão de Dani
Pedrosa em se afastar das pistas no final desta temporada, poucos buscaram
reconstruir os motivos que conduziram a este desenlace. Pedrosa é um dos participantes
mais antigos e respeitados do atual grid da MotoGP. Além de ser um profissional
correto, tem o sétimo melhor histórico entre todos os pilotos em todas as
classes do mundial da FIM. Seus resultados superam verdadeiras lendas do
motociclismo esportivo como, por exemplo, Freddie Spencer, Barry Sheene, Kenny
Roberts, Casey Stoner e Mick Doohan.
A aposentadoria de Dani Pedrosa foi cercada de versões e narrativas.
As mais radicais indicam que desde o dia que Alberto Puig assumiu o lugar de
Lívio Suppo como manager da HRC os seus dias na equipe estavam contados. Lembraram
de uma declaração do novo chefe em 2016 que “Dani era uma das grandes
desilusões da primeira metade da temporada. O piloto que recentemente renovou
seu contrato com a marca nipônica tem sido uma sombra de si próprio, sendo sistematicamente
batido pelo seu companheiro de equipe Marc Márquez”.
No fim de semana do GP da Alemanha Tetsuhiro Kuwata, diretor-geral
de operações da HRC, afirmou em uma conferência de imprensa que a decisão
partiu do próprio piloto e que, embora lamentada, foi respeitada pela direção.
Só então a HRC começou a garimpar um substituto. Confrontado com estas
declarações numa entrevista ao jornal espanhol AS Pedrosa confirmou: “Dois anos atrás quando renovei pela
última vez, já estava com algumas dúvidas se devia continuar a competir ou não.
Agora tinha de encontrar uma motivação diferente e, na sua ausência, optei por
não continuar”.
Não deve ser fácil viver à sombra de uma unanimidade. Além de
ser muito complicado vencer Márquez nas pistas, competir com ele em termos de reconhecimento
do público é uma atividade complexa. A Repsol-Honda costuma realizar campanhas
publicitárias para se aproximar do público disfarçando seus pilotos em tarefas
comuns, como por exemplo, atendentes de um posto combustíveis. Em uma das
últimas ações caracterizou os dois como professores em uma escola infantil e,
depois de uma atuação pouco convincente e removido o disfarce, ambos pediram um
abraço, quase todas as crianças cercaram Marc e umas poucas foram em direção a
Dani. Não que esta tenha sido a causa principal, mas com certeza colaborou para
justificar sua decisão. (https://www.youtube.com/watch?v=OumqCfzdujc)
Alberto Puig abriu a possibilidade de o piloto continuar
colaborando com a equipe, em uma função mista de embaixador, consultor e piloto
de testes, semelhante a que Casey Stoner desempenha na Ducati. Dani Pedrosa
ainda não respondeu.
Largada em Sachsenring - 2018 |
Sachsenring
A Dorna está colaborando com o SRM (Sachsenring Rennstrecken
Management GmbH) para manter o circuito no calendario da MotoGP em 2019. A ADAC
(Allgemeiner Deutscher Automobil-Club) descontinuou o contrato com a SRM
em maio passado e, desde então, existe muita incerteza sobre se e onde será
disputado o GP da Alemanha na próxima temporada. Muito se tem falado do futuro da MotoGP na Alemanha,
rumores indicam a possibilidade de mudança para os circuitos de Nurburgring
ou Hockenheim, mas o webside internacional da Motorsports informa que Sachsenring
vai continuar sendo o palco para os pilotos mais rápidos do mundo.
O ADAC, maior clube de automobilismo da Europa, tem
um acordo com a Dorna para organizar o GP alemão de motovelocidade até à
temporada de 2021. Carmelo Ezpeleta, o manager da promotora do campeonato está
comprometido com a permanência do circuito atual.
“A corrida será aqui em 2019, com 99% de certeza”,
afirmou o CEO da Dorna para a Motorsport. (https://www.motorsport-magazin.com/motogp/news-248684-investor-will-motogp-rennen-auf-dem-sachsenring-retten/)
As negociações entre o ADAC e a SRM devem ser retomadas
em breve, foi confirmado que existe um novo patrocinador que apoia a
permanência de Sachsenring no calendário. Além disso a administração local diz
contar com o apoio do presidente da região da Saxônia, Michael Kretschmer,
para servir de intermediário entre as partes interessadas.
No fim de semana passado 193.000 espectadores
passaram pelos controles de acesso ao circuito, a prova foi assistida por 89.000
pessoas no domingo. Estes números são superiores aos apurados em 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário