segunda-feira, 20 de março de 2017

O Maior Espetáculo da Terra

Houve um tempo em que a chegada de um circo a uma cidade era um grande acontecimento. Tinha um desfile por ruas da cidade com os artistas paramentados, jaulas com animais exóticos, precedido por um mestre de cerimônias que anunciava “O Maior Espetáculo da Terra”. A revolução das comunicações acabou com isto, atrações extraordinárias estão ao alcance dos curiosos através de smartphones, tablets ou computadores, disponíveis em sites de variedades ou serviços de vídeos disponíveis na internet.

Em termos de esporte motorizado, qual o evento digno de ostentar a qualificação de maior espetáculo da terra? Qualquer GP de Fórmula 1 ou MotoGP pode ser descartado, embora atraiam multidões aos circuitos e contabilizem milhões de telespectadores no mundo todo, são eventos de curta duração e sujeitos ao controle rigoroso de horários para contemplar as necessidades das emissoras de TV. Uma etapa tem a duração de quatro dias, de quinta a domingo, com um rígido cronograma. Eventos que contemplem tradição, cobertura jornalística e integração com a comunidade como as 500 Milhas de Indianápolis, 24 Horas de Le Mans e, em motovelocidade, o Isle of Man TT são os candidatos naturais.

500 Milhas de Indianápolis
As 500 Milhas de Indianápolis foram disputadas pela primeira vez em 1911. O circuito oval de 2,5 milhas sempre conservou o mesmo formato, um retângulo com os cantos arredondados. O piso de tijolos recebeu uma camada de asfalto em 1960, conservando no ponto de largada uma faixa de 1 metro com material original, que é sua marca registrada. A pista em seu formato clássico esteve no calendário da F1 entre 1950 e 1960. Embora seja uma prova oficial do calendário de Formula Indy, as 500 milhas são disputadas por pilotos de diversas nacionalidades e contabiliza em seus cem anos de disputas vitórias de quatro brasileiros, Hélio Castroneves em três oportunidades, Emerson Fittipaldi duas vezes e Tony Kanaan e Gil de Ferran, uma vez cada.

A prova das 500 Milhas é realizada no último domingo de maio, entretanto o detalhado cronograma do evento inicia bem antes. Este ano as atividades oficiais começam em 16 de maio, com orientações para os novatos e início dos testes livres, dia 20 é realizada a primeira seção de qualificação, os 9 mais rápidos se habilitam a disputar a pole, os que obtiverem entre o décimo e trigésimo terceiro tempos são qualificados para compor o resto do grid, todos os restantes estão excluídos da competição. Importante, a classificação é do carro, não do piloto e é possível um condutor obter a qualificação na pista e ceder o assento para outro disputar a prova. No dia 21, em seções separadas, é definida a ordem de largada. O dia 26 está programado para a prática de pit-stops, dia 27 é reservado para integração dos pilotos com o público, incluindo seções de autógrafos. No dia da corrida (28/05) o protocolo a ser seguido inclui a apresentação dos pilotos ao público, hino nacional e sobrevoo de caças militares em formação, até ser pronunciada pela proprietária do circuito a frase mais icônica do automobilismo: “ Cavalheiros, liguem seus motores”, autorizando os procedimentos iniciais para o início da prova.

A maior velocidade já cronometrada na pista de Indianápolis é de 385,052 km/h, obtida por Arie Luyendyk em um teste não oficial em 1996, a prova com maior velocidade média incluindo os tempos de pit-stops, 187,433 km/h, foi vencida por Tony Kanaan em 2013.

Os números são grandiosos, o autódromo tem acomodações para 200.000 espectadores e estima-se que no dia da prova mais de 300 mil pessoas tenham acesso ao local onde o circuito está localizado. A cobertura de TV neste ano está comercializada para 213 países, com possibilidade de atingir mais de 292 milhões de domicílios.



Isle of Man TT

O Troféu Turismo da Ilha de Man é um evento anual de motovelocidade programado para os meses de maio ou junho utilizando um traçado de 60,72 km, 265 curvas, que inclui de rodovias e trechos urbanos da pequena ilha de Man, uma comunidade autônoma localizada no mar entre a Irlanda e o Reino Unido. A primeira prova foi realizada em maio de 1907.

O formato da prova, por utilizar vias públicas fechadas para a circulação, limita a disputa direta entre competidores e a corrida é realizada na modalidade contra o relógio. O evento completo consiste em uma semana de treinos seguidos por uma semana de corridas. Por uma tradição iniciada em 1920, qualquer motociclista pode rodar pelo circuito no chamado “Domingo Louco”, um evento informal e não oficial celebrado no domingo entre a semana de práticas e a semana de corridas.

Os equipamentos que participam do Ilha de Man TT, como o nome Tourist Trophy sugere, são motos de produção em série, divididas em diversas classes. A SuperStock, utiliza máquinas até 1000cc muito semelhantes as motos de estrada, com poucas modificações permitidas. A categoria é ideal para iniciantes porque proporciona ao piloto uma chance de mostrar seu talento sem investir muito. SuperTwins são máquinas de cilindro duplo, quatro tempos, comercializadas originalmente para uso rodoviário com motor de até 650cc refrigerado a água. A classe SuperSport caracteriza motos de estrada, com motores quatro cilindros, quatro tempos entre 400cc até 650cc, ou três cilindros e capacidade cúbica entre 600cc até 675cc. A classe mais elaborada contempla motos de estrada entre 1000cc e 12000cc com preparação específica para competições. Uma prova da principal categoria consiste de apenas 6 voltas no percurso do circuito.

A prova da ilha de Man é um evento diferenciado. Enquanto no MotoGP muitos consideram que Valentino Rossi, com seus 38 anos, já é velho para competir, a Honda montou para o evento deste ano uma equipe experiente, Guy Martin (35) e John McGuinness (44) para competir com a CBR1000RR Fireblade SP2. Martin é o recordista de velocidade no circuito, 340 km/h, e McGuinness é considerado uma lenda viva com 23 triunfos na ilha.  O recorde de volta do circuito pertence a Michael Dunlop que, em 2016 a bordo de uma BMW S 1000 RR, completou um giro em 16:53,929 minutos, velocidade média de 215,591 km/h. A prova fez parte do calendário do mundial de motovelocidade até 1976, quando foi descartada por razões de segurança.



24 Horas de Le Mans

Existem três caminhos que conduzem ao traçado de 13.650 metros do Circuit de la Sarthe na França, o WeatherTech SportsCar Championship na América, o ELMS (European Le Mans Series) e o WEC (World Endurance Series), todos são disputados com carros desenvolvidos para participar da principal prova do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, as 24 Horas de Le Mans. A prova é disputada anualmente desde 1923 e, por algumas semanas, transforma uma região agrícola do norte da França na capital do automobilismo mundial.

No grid de largada deste ano estão inscritos 60 carros, 6 na categoria LMP1 (Le Mans Protótipos 1), 2 Porsche, 3 Toyota e 1 Nissan, 25 carros disputam a LMP2, com a participação confirmada de Nelson Piquet Jr, Rubens Barrichello e Bruno Senna, a LMGTE Pro comparece com 13 carros, um deles com a participação de Pipo Derani e 16 na LMGTE Am.

O dinamarquês Tom Kristensen é o recordista em vitórias individuais, 9 ao todo, o construtor mais laureado é a Porsche, que venceu 18 vezes. A dupla Helmut Marko e Gijs Van Lennep conduziu em 1971 um Porsche 917K durante 5.335 km em uma velocidade média de 222,304 km/h, em uma época onde o circuito não tinha chicanes. Esta marca resistiu durante 39 anos e só foi ultrapassada por um Audi R15 TDi em 2010, que completou um total de 397 voltas percorrendo uma distância total de 5.410,713 km.




Até em razão do formato dos eventos, a prova com maior apelo da mídia é as 500 Milhas de Indianápolis. A cobertura total dos eventos pela TV e controle de audiência são impraticáveis em circuitos extensos e provas de longa duração. As três provas têm muita tradição, apoio irrestrito das comunidades onde são realizadas e são consideradas referências no esporte motorizado.  

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