segunda-feira, 12 de abril de 2021

MotoGP - Retorno do rei: Marc Márquez está de volta









Original de Mat Oxley
Publicado em 12/04/2021 na
revista Motosportmagazine
 

Marc Márquez volta à ação em Portugal neste fim de semana. É candidato ao título de 2021? Os números sugerem que sim, mesmo que marque 40% menos pontos do que fez em 2019.

 
Marc Márquez e o chefe de equipe Santi Hernandez em Barcelona

 

Nos últimos nove meses, a MotoGP tem sido como o ringue de boxe sem Muhammad Ali, o campo de futebol sem Pelé e o grid de Fórmula 1 sem Ayrton Senna.

Praticamente todos os anos, os recordes de volta da MotoGP são quebrados, mas não na temporada passada, porque o homem mais rápido do grid não estava por perto para acelerar fundo no desconhecido.

Agora finalmente Marc Márquez está de volta, depois de três operações e muitos momentos em que pareceu que sua carreira estava encerrada.

Durante os 34 anos que trabalhei na MotoGP, há muito tempo percebi que é inútil usar minhas ideias para julgar o que os pilotos profissionais podem alcançar diante das adversidades, porque não sei o que acontece dentro de suas cabeças quando eles se machucam.

Quando corri “trocentos” anos atrás passei a não gostar da dor. Quando me machucava, permitia que minha mente se concentrasse no que tinha feito de errado e de alguma forma esperava voltar no tempo, para evitar aquele milissegundo de um erro e continuar andando em volta das pistas de corrida, em vez de me contorcer em casa.

Meu desejo de correr novamente desaparecia a cada fratura ou concussão. É realmente o que quero? Não é só a dor física, é a mentira no hospital por semanas, o tédio, a falta dos amigos e da namorada, então mais semanas mancando de muletas, sentindo inveja de todos desfrutando de seus braços e pernas. Seus bastardos sortudos!

Pilotos não são assim. Eles consideraram que as fraturas, a dor, o sofrimento e os dias e semanas em hospitais são totalmente inevitáveis na sua profissão. Então, quando se machucam, por mais que grave que seja, não é grande coisa. Sabem que vai acontecer, então não lamentam tentando voltar no tempo. Nunca olham para trás; só olham para a frente.

Quando os pilotos transformam sua bravura em um grande resultado, são saudados como heróis. Quando os heroísmos dão errado, são chamados de insensatos, impetuosos, imprudentes. A linha entre que separa as duas atitudes é tão fina quanto um osso escafoide.

Márquez já foi chamado de heroico e imprudente. Qual será desta vez?

Nove meses é muito tempo sem correr de moto, mas ele já passou por esta experiência. Em algum lugar pior, na verdade. No final de 2011 (Moto2), Márquez teve uma grande queda em Sepang – não por sua culpa – e bateu no chão com tanta força que viu tudo dobrado por meses. Não foi só uma dose ruim de concussão, o impacto foi tão pesado que esticou os músculos do olho direito.

 
Márquez assiste a conquista do mundial de Moto2 por Stefan Bradl em 2011
 

O nervo trochlear havia sido danificado, causando sérios problemas de visão. O olho não melhorou com o passar do tempo e os peritos médicos não tinham certeza se o faria. Por fim, Márquez foi submetido a uma cirurgia ocular, com um anestésico local. Mesmo assim, não era certo que ele seria capaz de começar os testes de pré-temporada em fevereiro.

Lesões como essa  podem mudar a vida e assustam a maioria dos pilotos,  algo que pode inviabilizar a sua carreira. Felizmente, a operação foi um sucesso e Márquez não olhou para trás. Só para a frente.

Nas oito temporadas desde então, ele ganhou sete campeonatos mundiais (1 Moto2 e 6 Motogp) e teve muitos acidentes – mais de 130 só nos finais de semana de corrida.

É por isso que alguns dizem que era inevitável que Márquez sofresse um acidente sério, porém as corridas não funcionam assim. Kevin Schwantz caiu muitas, muitas vezes mais do que o arquirrival Wayne Rainey, mas foi Rainey quem acabou em uma cadeira de rodas.

Quando perde o controle da moto, o piloto depende da sorte. Alguns tentam se proteger quando atravessam a armadilha de cascalho, mas há uma coisa que nunca podem controlar: a órbita de sua moto voadora.

 
Márquez é atingido por sua moto em Jerez 2020
 

Em Jerez, em julho passado, o infortúnio de Márquez foi ser atingido pelo pneu dianteiro de seu RC213V quando ele bateu nos estágios finais da abertura da temporada. (Ironia suprema: ser derrubado pelo mesmo componente que o tornou tão imbatível.) Caso contrário, ele não teria se afastado e provavelmente conquistado o sétimo título da MotoGP em oito anos.

O úmero não é um osso comum para quebrar em corridas de motocicletas – geralmente é o braço, pulso e mão inferiores que levam o peso de um acidente.

O quatro vezes campeão mundial de Superbike, Carl Fogarty encerrou sua carreira em Phillip Island em 1999, quando fraturou o topo do úmero esquerdo. A lesão foi tratada com um implante de metal, mas não resolveu. Carl tentou pilotar alguns meses depois e imediatamente entendeu que o jogo estava acabando.

"Eu era 1% do cara que eu tinha sido", disse na época. "Eu não conseguia nem descer atrás da bolha, mudar de direção ou pendurar a moto nas curvas. Confirmou tudo o que o especialista havia dito – o braço não seria mais capaz de levar as constantes batidas."

O braço de Márquez está em melhor forma que o de Fogarty, então ele pode ganhar um sétimo campeonato de MotoGP este ano?

Não gosto de fazer previsões – corrida de motos é um esporte muito estranho para adivinhações – mas é certamente possível. Claro, há dúvidas – o local da fratura pode resistir a 40 minutos de trepidação na pilotagem plana em uma moto de competição.

Portimão deve responder a essa pergunta. Não existe uma pista fácil em uma motociclista, mas a Curva 1 do circuito português – onde os pilotos mergulham em uma descida íngreme no final da reta de largada/chegada de 217 mph/350km/h – provavelmente cria as maiores forças-G que qualquer piloto de moto experimentará (sem sofrer algum acidenter).

Cada vez que Márquez frear na Curva Um ele alcançará pelo menos 1,7 G, o que significa carregar algo como 120kg através de seus braços e pulsos. Ele já sabe disso porque testou lá no mês passado, embora com uma Honda RC213V-S de estrada, sem freios de carbono.

Márquez apostou no braço no ano passado, perdeu e aprendeu que ele é apenas humano. E se ele verificar os números, vai ver que não precisa começar a vencer imediatamente para ganhar o campeonato de 2021.
 

O ondulado Circuito Internacional do Algarve - Portimão
 

Márquez conquistou o título da MotoGP 2019 com 420 pontos. Esta foi a melhor campanha da primeira classe da história das corridas de grandes prêmios: 12 vitórias e seis segundos lugares em 19 corridas, em um momento em que as motos nunca estiveram mais próximas e os pneus nunca foram mais complicados.

Se extrapolarmos a pontuação de Joan Mir em 2020 em uma temporada de 19 corridas como o campeonato de Márquez em 2019, ele teria marcado 232 pontos, 188 a menos.

A pontuação de Mir na conquista do título foi baixa, mas não foi muito diferente dos pontos que Andrea Dovizioso acumulou para terminar em segundo lugar para Márquez nos campeonatos de 2017, 2018 e 2019.

Tudo isso resulta em que Márquez tem uma margem para considerar. Obviamente, 2021 não é 2019, mas nada mudou muito desde que ele ganhou sua última coroa, porque ninguém quebrou nenhum recorde de volta, apesar das corridas consecutivas em várias pistas. E mesmo que ele marque 40% menos pontos do que em 2019, ele ainda ganharia o campeonato, assumindo que seus rivais permanecessem aproximadamente no mesmo nível que estavam no ano passado, o que parece provável.

Se o úmero direito dele se mantiver firme, acredito que tem todas as chances de ganhar o título. Esta é a opinião da maioria das pessoas que frequentam o meio.

"Com Marc, tudo está em outro planeta", diz o gerente da equipe Repsol Honda, Alberto Puig. "Quando ele coloca o capacete e sai para a pista você sabe que algo vai acontecer, algo especial."

No entanto, Jack Miller, da Ducati, acredita que Márquez achará a vida difícil.

"Há uma grande diferença entre andar de bicicleta e pilotar no fio da navalha por 20 [voltas] com outros 22 caras ao seu redor", diz o australiano.

O que Márquez pode fazer neste fim de semana? Há três coisas a considerar em responder a esta pergunta.
(1) Márquez testou em Portimão no mês passado, então ele conhece a pista. (2) Em novembro passado, o piloto de testes da HRC Stefan Bradl levou o RC213V de Márquez para o sétimo no GP de Portugal, 15 segundos atrás do vencedor, seu melhor resultado do ano. (3) Bradl diz que não ficaria surpreso se Márquez terminasse no pódio neste domingo.
 

Moto #93 de Marc Márquez

Nenhum comentário:

Postar um comentário