Albert Park
Alinhada com os objetivos dos administradores do Mundial de Fórmula 1 em transformar os GPs em espetáculos para os (tele) espectadores, proporcionando maiores disputas e mais ultrapassagens, a administração do Circuito de Albert Park, em Melbourne – Austrália, está realizando mudanças no layout as a pista. As alterações contemplam os requisitos de segurança para garantir a integridade dos pilotos e pessoal envolvido na realização das provas.
Novo layout do traçado de Albert Park
As alterações mais significativas estão sendo realizadas no traçado das curvas 9 e 10 com a remoção da chicane, que permite uma nova zona de DRS (Sistema de Redução de Arrasto ou Drag Reduction System, em tupiniquim, “abrir a asa”) mais longa, e o consequente aumento da velocidade de entrada nas curvas 11 e 12.
A curva 13 está sendo redesenhada e recebe uma inclinação (camber) para oportunizar a ultrapassagem na zona de frenagem.
Diversas curvas estão em processo de ampliação, sempre com o objetivo de criar condições de ultrapassagem, a Curva 1 terá a largura aumentada em 2,5 metros, a Curva 3 por 4 metros e a Curva 6 será de 7,5 metros de largura. A curva 15 está sendo ampliada em 3,5 metros e sua inclinação, a exemplo da curva 5, será reajustada. Os trabalhos começaram em fevereiro e a conclusão prevista para julho (o GP da Austrália está marcado para novembro.
A administração do circuito projeta a redução de tempos por volta de até 5 segundos e consequente aumento da velocidade média por volta em 15km/h. Outras obras de apoio, como mudanças no pit lane e para acomodação do público já foram finalizadas e o recapeamento total da pista está previsto para a próxima temporada.
O GP da Austrália em 2020 não foi realizado devido à crise sanitária causada pela pandemia da Covid 19. Na prova realizada em 2019, o pole foi o britânico Lewis Hamilton com um Mercedes V6 híbrido e o vencedor foi seu colega de equipe o finlandês Valtteri Bottas. O maior vencedor da prova da Austrália é o alemão Michael Schumacher, que recebeu a bandeira quadriculada em 4 oportunidades. A bandeira brasileira já tremulou no lugar mais alto do pódio em 3 ocasiões, com Ayrton Senna em 1991 e 1993 e com Nelson Piquet em 1990 (GPs foram disputados no circuito de Adelaide).
As alterações em Albert Park já estão adequadas para as mudanças de especificação dos carros de Fórmula 1 em 2022. Embora o objetivo final seja produzir melhores espetáculos e corridas mais emocionantes, as reformas em andamento também endereçam as instalações do entorno para uso da comunidade.
O recorde por voltas de um circuito é o melhor tempo registrado em um GP. Deve ser realizado durante a prova, não nos treinos ou na qualificação. Os tempos obtidos fora de uma disputa oficial são conhecidos por recorde do circuito. O recorde por volta de Albert Park pertence (ainda) a Michael Schumacher, com 226,934 km/h.
Michael Schumacher - Maior número de vitórias e recordista por volta em Albert Park
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