Prolegômenos
Ato
1: Red Bull Ring, GP da Áustria, agosto de 2017. Andrea Dovizioso e Marc
Márquez disputam metro a metro a última volta, a Ducati lidera com a Honda
grudada em sua rabeta. Na última curva o espanhol tenta uma manobra improvável,
retarda a frenagem além do razoável e consegue a ponta por alguns instantes, no
entanto é obrigado a abrir a trajetória e permite que o italiano mergulhe por
dentro e vença a prova.
Ato
2: Motegi, GP do Japão, outubro de 2017. Sob uma chuva torrencial Márquez
mantém uma pequena diferença sobre Dovizioso até a última volta. Na curva 8 o
espanhol quase perde o controle, vacila e é ultrapassado. A disputa nos últimos
metros da prova é eletrizante. Na última curva o piloto da Honda repete a
manobra tentada em Red Bull Ring, o resultado é o mesmo, é obrigado a fazer o
contorno por fora, consegue uma liderança efêmera, Dovi mergulha por dentro e
vence a etapa.
Ato
3: Losail, GP do Catar, abertura do mundial de 2018. Os dois pilotos que
disputaram o título do ano anterior até a prova final em Valência se
reencontraram na pista. O italiano e o espanhol protagonizaram um duelo épico
durante a corrida e novamente chegaram juntos à última curva. Márquez sempre soube
que as chances de sucesso eram mínimas, ainda assim acionou os freios mais
tarde, conseguiu tomar a frente e, como era inevitável, abriu demais para
realizar o contorno e foi ultrapassado quando Dovizioso utilizou a maior
capacidade de retomada de velocidade da Ducati e cortou por dentro.
O GP da Tailândia
Uma
das tarefas dos publicitários é criar frases que sejam adotadas pelo público
como uma definição de produtos específicos. Algumas se perpetuam como, por
exemplo, “Mil e uma utilidades”. Em outras ocasiões pela forma como é
apresentada a criação permanece na memória das pessoas, embora a maioria não
lembre qual o produto relacionado, por exemplo, “Pôneis malditos”. Há ainda os
casos em que a criação é extremamente feliz e adotada como referência genérica,
o objetivo original foi promover uma marca de sutiã, a ideia foi adotada para
praticamente todas as atividades. “A primeira vez a gente nunca esquece”, uma
definição apropriada para o GP da Tailândia.
A
gestão da MotoGP atendeu às solicitações dos fabricantes para realizar provas
localizadas no mercado em expansão do Sudeste Asiático, como a recente etapa
realizada em Buriram, na Tailândia. A iniciativa foi um sucesso, nos dias que
antecederam ao evento os pilotos receberam tratamento de Pop Stars pela
população local. Em dia quente com baixa umidade mais de 100 mil pessoas
assistiram a prova ao vivo.
Em
termos esportivos o circuito internacional de Chang é uma pista que agradou aos
pilotos, o asfalto tem uma composição que responde de forma adequada para altas
temperaturas, existem amplas áreas de escape e o acesso e saída da pit lane
estão bem localizados. O desenho lembra um pouco o Red Bull Ring, com uma parte
extremamente veloz e um trecho lento e complicado. Por sua semelhança com o
traçado da Áustria chegou a ser considerado um circuito Ducati, ou seja, mais
apropriado para as características dos protótipos da fábrica italiana,
suposição não se concretizou.
Uma métrica para dimensionar a qualidade da prova
pode ser o gap de tempo entre o primeiro e o décimo quinto colocado, menos de
24 segundos, o quarto mais próximo nos 15 anos recentes dada história da
MotoGP. As três últimas voltas da corrida MotoGP foram uma guerra total, com a
liderança trocando várias vezes como resultado de ultrapassagens quase
impossíveis. A Michelin preparou um composto especial para um clima de monção,
mais fresco, não para o inusitado calor do ambiente com a temperatura da pista
10° C acima do previsto. Como resultado, a última curva provou ser um ponto
ideal para ultrapassagens e sua proximidade com a linha de chegada criou a
receita ideal para um fim de corrida fantástico na Tailândia.
O calor excepcional significou que todos os pilotos
tiveram uma preocupação extra em gerenciar seus pneus. Para a estratégia da
corrida existe mais de uma maneira de esfolar um gato: uma das possíveis é
acelerar no início e abrir uma distância confortável, outra é preservar o
máximo desempenho possível para o final da corrida. Uma variável importante é
que, por falta de antecedentes histórico, ninguém sabia se seria possível
ultrapassagens a não ser nas óbvias curvas 1, 3 e 12.
Partindo da pole, Marc Márquez optou pela estratégia
mais segura, o chamado “Modo Lorenzo”, porém seu projeto foi abortado pelo
excepcional desempenho de Valentino Rossi nas voltas iniciais, que comandou um
número compacto de competidores. O multicampeão italiano liderou até a volta 11
quando sua moto começou a apresentar instabilidade na traseira e foi
ultrapassado por Dovizioso e Márquez. Dovi optou por um ritmo mais conservador
e resultou na aproximação dos primeiros colocados. Até quase o final da prova a
diferença entre os três primeiros nunca cresceu mais que mais de um segundo. No
último giro Márquez ultrapassou por dentro na curva 5 e impediu o revide na 6.
Na 12, curva imediatamente anterior a linha de chegada, Dovizioso atacou pela
parte interna da pista e freou forte, conseguindo a liderança, mas abriu
demais, Márquez cortou por dentro e cruzou a linha em primeiro lugar. Dovi e
Vinales chegaram décimos de segundo atrás.
Márquez, Dovizioso,
Vinales e Rossi na última curva do GP da Tailândia
Reedição de Kevin Schwantz versus Wayne Rainey
Foi a quarta vez nas duas últimas temporadas que
Marc Márquez e Andrea Dovizioso se encontram na última curva de uma prova, além
de outros GPs onde protagonizam grandes batalhas. A mídia começa a formar o
quadro de uma rivalidade histórica, semelhante a que existiu entre Kevin
Schwantz e Wayne Rainey, dois gigantes da idade de ouro do motociclismo
esportivo. A disputa atual é potencializada pelo fato de que Honda e Ducati são
motos muito diferentes. Talvez seja mais apropriado comparar o estilo de
Márquez com Freddie Spencer, que foi abençoado com um talento sobrenatural a
ponto de muitos não acreditarem que ele era capaz de fazer com uma moto.
Dovizioso é a encarnação do espírito de Eddie Lawson, que fez história com sua
condução suave e inteligente.
Yamaha, finalmente
Atrás da épica disputa entre Honda & Ducati, as
duas Yamaha de fábrica terminaram em 3º e 4º, primeiro pódio da equipe nas
últimas 5 provas. Em 5º, sem aparecer na foto, um desanimado Johann Zarco com
uma Yamaha satélite. Apesar do bom resultado, Vinales não ficou otimista, como
não houve nenhuma mudança na moto que justificasse, sua confiança está abalada.
Conclusões
A
madrugada do último domingo proporcionou uma rara oportunidade de colocar lado
a lado duas competições que dividem a atenção dos apreciadores de esportes
motorizados, o GP do Japão de Fórmula 1 e o GP da Tailândia de MotoGP. A
comparação entre os dois foi inevitável. Em Suzuka, no Japão, o provável
vencedor foi definido segundos depois da largada, quando Lewis Hamilton confirmou
a pole e largou na frente. No circuito Chang, em Buriram, a definição só
aconteceu literalmente nos últimos metros, em uma disputa eletrizante que
envolveu Márquez, Dovizioso, Vinales e Rossi. Hamilton venceu com quase 13
segundos de diferença para o segundo colocado, Márquez chegou 0,115 segundos à
frente de Dovizioso. O comportamento dos competidores e equipes também é muito
diferente. Jorge Lorenzo, que não pode correr em função de um acidente nos
treinos livres, mandou felicitações aos dois primeiros colocados pelo
espetáculo apresentado. No parque fechado, antes da premiação do pódio, a
confraternização entre pilotos e equipes era de satisfação pelo dever cumprido,
independente do resultado.
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