Road Racing, corridas de
estrada em tradução livre, indica provas de velocidade para motocicletas em
circuitos que utilizam rodovias públicas fechadas ao tráfego por ordem legal
das autoridades locais. Este tipo de prova já foi mais comum e atualmente
sobrevive em alguns circuitos, principalmente na Europa. O Duke Road Racing
Rankings é o campeonato que reúne a maioria das corridas rodoviárias em cada temporada,
inclui as três provas principais, o GP da Ilha de Man (Isle of Man TT), North
West 200 e Ulster Grand Prix. A Irlanda
tem muitos circuitos de estrada ainda em uso, outros estão situados nos Países
Baixos (inclui Holanda), Espanha, Bélgica, Alemanha, Grã-Bretanha (Monte de
Oliver), República Tcheca, Ucrânia, Nova Zelândia e Macau.
Aconteceu entre 6 e 12
de agosto a 68ª edição do O Ulster Grand Prix, uma prova de motovelocidade
realizada no Circuito Dundrod, de 11,7 km, composto inteiramente por vias
públicas fechadas perto de Belfast, Irlanda do Norte. Ao contrário da prova da
Ilha de Man, modalidade contra o relógio, o GP de Ulster segue o protocolo
tradicional de largar todos com competidores de uma classe juntos,
proporcionando mais disputas por posições. A primeira corrida ocorreu em 1922 e
a Federação Internacional de Motociclismo promoveu no circuito o GP da Europa
em 1935 e 1948. O Grande Prêmio do Ulster foi incluído como uma das provas da
temporada inaugural do primeiro Mundial de Motovelocidade (atual MotoGP) em
1949. O circuito permaneceu no calendário até 1971, quando foi cancelado por
não conseguir garantir as condições mínimas de segurança para os competidores.
Os promotores divulgam a
competição como sendo a corrida de estrada mais rápida do mundo, o recorde da
pista foi registrado durante o GP de 2016 por Ian Hutchinson, que percorreu uma
volta com velocidade média de 213,27 km/h, no mesmo ano Michael Dunlop
percorreu uma volta no circuito da Ilha de Man com uma velocidade média de
215,59 Km/h. A volta mais rápida cronometrada oficialmente em uma prova de
motocicletas pertence a Barry Sheene na antiga configuração do circuito de
Spa-Francorchamps em 1977, média de 220,70 km/h. Na MotoGP a prova disputada no
circuito Red Bull Ring em 2017, considerada a pista mais rápida do calendário,
a maior velocidade média por volta foi alcançada por Johann Zarco com uma
Yamaha e chegou a 184.3 Km/h.
A segurança do circuito
de Dundrod, como todos os Road Racing, é complexa, são traçados muito longos e,
em embora o piso seja bem conservado, o atendimento médico imediato em caso de
acidentes e garantir a integridade dos espectadores é praticamente impossível. O
circuito contempla em seu período de atividade 25 fatalidades, incluindo dois
oficiais e um espectador.
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