quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Road Racing – GP de Ulster (6 a 12 de agosto de 2017)









Road Racing, corridas de estrada em tradução livre, indica provas de velocidade para motocicletas em circuitos que utilizam rodovias públicas fechadas ao tráfego por ordem legal das autoridades locais. Este tipo de prova já foi mais comum e atualmente sobrevive em alguns circuitos, principalmente na Europa. O Duke Road Racing Rankings é o campeonato que reúne a maioria das corridas rodoviárias em cada temporada, inclui as três provas principais, o GP da Ilha de Man (Isle of Man TT), North West 200 e Ulster Grand Prix.  A Irlanda tem muitos circuitos de estrada ainda em uso, outros estão situados nos Países Baixos (inclui Holanda), Espanha, Bélgica, Alemanha, Grã-Bretanha (Monte de Oliver), República Tcheca, Ucrânia, Nova Zelândia e Macau.

Aconteceu entre 6 e 12 de agosto a 68ª edição do O Ulster Grand Prix, uma prova de motovelocidade realizada no Circuito Dundrod, de 11,7 km, composto inteiramente por vias públicas fechadas perto de Belfast, Irlanda do Norte. Ao contrário da prova da Ilha de Man, modalidade contra o relógio, o GP de Ulster segue o protocolo tradicional de largar todos com competidores de uma classe juntos, proporcionando mais disputas por posições. A primeira corrida ocorreu em 1922 e a Federação Internacional de Motociclismo promoveu no circuito o GP da Europa em 1935 e 1948. O Grande Prêmio do Ulster foi incluído como uma das provas da temporada inaugural do primeiro Mundial de Motovelocidade (atual MotoGP) em 1949. O circuito permaneceu no calendário até 1971, quando foi cancelado por não conseguir garantir as condições mínimas de segurança para os competidores.

Os promotores divulgam a competição como sendo a corrida de estrada mais rápida do mundo, o recorde da pista foi registrado durante o GP de 2016 por Ian Hutchinson, que percorreu uma volta com velocidade média de 213,27 km/h, no mesmo ano Michael Dunlop percorreu uma volta no circuito da Ilha de Man com uma velocidade média de 215,59 Km/h. A volta mais rápida cronometrada oficialmente em uma prova de motocicletas pertence a Barry Sheene na antiga configuração do circuito de Spa-Francorchamps em 1977, média de 220,70 km/h. Na MotoGP a prova disputada no circuito Red Bull Ring em 2017, considerada a pista mais rápida do calendário, a maior velocidade média por volta foi alcançada por Johann Zarco com uma Yamaha e chegou a 184.3 Km/h.

A segurança do circuito de Dundrod, como todos os Road Racing, é complexa, são traçados muito longos e, em embora o piso seja bem conservado, o atendimento médico imediato em caso de acidentes e garantir a integridade dos espectadores é praticamente impossível. O circuito contempla em seu período de atividade 25 fatalidades, incluindo dois oficiais e um espectador.

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