Luis Salom - 07/08/1991 - 03/06/2016 |
Foram divulgados mais dados sobre a queda falta de Luis Salom nos testes livres da do
circuito da Catalunha, após a equipe SAG revelar os dados da telemetria da moto
do piloto.
Salom travou mais tarde à entrada da curva 12
devido a menor aceleração à saída da curva 11. Por travar mais tarde para
manter a velocidade, perdeu aderência ao passar por cima de uma
irregularidade no asfalto. Perdeu a frente e ocorreu a queda que viria a ser
fatal.
Comunicado oficial da equipe:
Durante o segunto período de teste livres, Luis
Salom fez a sua melhor volta em 1’48.608, antes de parar para troca do pneu
traseiro da moto. Depois disso, na volta à pista, ocorreu o acidente. Nessa volta,
Luis chegou ao ponto de freagem da curva 6 km/h mais lento que a sua volta mais
rápida, e segundo a telemetria, por uma menor aceleração à saída da curva 11.
Devido a essa velocidade reduzida, Salom travou nove metros depois do normal
para manter a velocidade na curva 12. Na entrada dessa curva está uma
irregularidade no asfalto que é conhecida por todos os pilotos. O atraso na
travagem fez com que o Luis travasse em cima dessa irregularidade, o que não
ocorreu nas voltas anteriores. Tudo isto fez com que o pneu da frente estivesse
sob maior pressão neste ponto específico e resultou numa perda de aderência.
Essa perda causou a queda com o resultado trágico que todos conhecemos.
Baseado nestes dados, morte de Salom pode ser
atribuída a erro humano. Assumindo que a irregularidade no asfalto era
conhecida por todos os pilotos, como indica o relatório da SAG, ao decidir
travar mais tarde Salom assumiu o risco da perda de controle.
Outras considerações:
A área de escape na parte externa da curva 12
é limitada pela falta de espaço e consiste apenas de asfalto (sem cascalho), por
precaução foram colocadas “airfences” no contorne da curva.
Os pilotos foram consultados e aprovaram. “Nós
dissemos O.K., pareceu uma boa solução porque não é possível ter mais área de
escape, imaginamos que o “airfence”seria suficiente. Ninguém imaginou que
pudesse ocorrer a moto deslizar na frente do piloto”
Depois de perder o controle, os ferimentos de
Salom foram causados pelo forte impacto do piloto com a moto. Se tivesse batido
diretamente no “airfence” provavelmente sairia caminhando.
Brita em lugar de asfalto faria diferença?
Provavelmente teria ajudado Salom reduzindo a velocidade, porém o oficial de
Segurança da FIM Franco Uncini indicou que se o piloto estivesse na moto
acionando o freio o a brita poderia ser mais perigosa.
Como a causa do acidente de Salom não foi imediatamente
identificada, o traçado do circuito foi alterado para a configuração da F1, mais
lenta. A modificação da curva 10 realizada como medida de precaução.
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