segunda-feira, 6 de junho de 2016

MotoGP - Luis Salom


Luis Salom - 07/08/1991 - 03/06/2016
 
 
Foram divulgados mais dados sobre a queda falta de Luis Salom nos testes livres da do circuito da Catalunha, após a equipe SAG revelar os dados da telemetria da moto do piloto.

Salom travou mais tarde à entrada da curva 12 devido a menor aceleração à saída da curva 11. Por travar mais tarde para manter a velocidade, perdeu aderência ao passar por cima de uma irregularidade no asfalto. Perdeu a frente e ocorreu a queda que viria a ser fatal.

Comunicado oficial da equipe:

Durante o segunto período de teste livres, Luis Salom fez a sua melhor volta em 1’48.608, antes de parar para troca do pneu traseiro da moto. Depois disso, na volta à pista, ocorreu o acidente. Nessa volta, Luis chegou ao ponto de freagem da curva 6 km/h mais lento que a sua volta mais rápida, e segundo a telemetria, por uma menor aceleração à saída da curva 11. Devido a essa velocidade reduzida, Salom travou nove metros depois do normal para manter a velocidade na curva 12. Na entrada dessa curva está uma irregularidade no asfalto que é conhecida por todos os pilotos. O atraso na travagem fez com que o Luis travasse em cima dessa irregularidade, o que não ocorreu nas voltas anteriores. Tudo isto fez com que o pneu da frente estivesse sob maior pressão neste ponto específico e resultou numa perda de aderência. Essa perda causou a queda com o resultado trágico que todos conhecemos.

Baseado nestes dados, morte de Salom pode ser atribuída a erro humano. Assumindo que a irregularidade no asfalto era conhecida por todos os pilotos, como indica o relatório da SAG, ao decidir travar mais tarde Salom assumiu o risco da perda de controle.  

Outras considerações:

A área de escape na parte externa da curva 12 é limitada pela falta de espaço e consiste apenas de asfalto (sem cascalho), por precaução foram colocadas “airfences” no contorne da curva.

Os pilotos foram consultados e aprovaram. “Nós dissemos O.K., pareceu uma boa solução porque não é possível ter mais área de escape, imaginamos que o “airfence”seria suficiente. Ninguém imaginou que pudesse ocorrer a moto deslizar na frente do piloto”

Depois de perder o controle, os ferimentos de Salom foram causados pelo forte impacto do piloto com a moto. Se tivesse batido diretamente no “airfence” provavelmente sairia caminhando.

Brita em lugar de asfalto faria diferença? Provavelmente teria ajudado Salom reduzindo a velocidade, porém o oficial de Segurança da FIM Franco Uncini indicou que se o piloto estivesse na moto acionando o freio o a brita poderia ser mais perigosa.

Como a causa do acidente de Salom não foi imediatamente identificada, o traçado do circuito foi alterado para a configuração da F1, mais lenta. A modificação da curva 10 realizada como medida de precaução.

 

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