Assen é uma cidade no norte da
Holanda, localizada a pouco mais de 180 km de Amsterdã. Baixo relevo, sua
altitude em relação ao nível do mar é de apenas 10m, a principal atividade
econômica é a agricultura e população em torno de 65.000 habitatantes. Em Assen
está localizado o TT Circuit Assen, considerado a Catedral do Motociclismo.
A primeira edição do Campeonato
Mundial de Motovelocidade promovido pela FIM aconteceu em 1949 e constou de
seis grandes prêmios, Ilha de Man, Bremgarten (Suíça), Assen (Holanda),
Spa-Francorchamps (Bélgica), Dundrod (Irlanda do Norte) e Monza (Itália). O GP
da Holanda, o único presente em todas as edições do mundial, sempre foi
disputado em Assen, nos primeiros anos em rodovias fechadas ao tráfego e, desde
1955, em um circuito construído especificamente para provas de motovelocidade.
A origem histórica do GP da Holanda é também responsável por duas
particularidades, a identificação Dutch TT, por suas origens como Road Race nos
moldes da Ilha de Man (TT é o acrônimo de Tourist Trophy) e até a temporada
passada ter sido disputado aos sábados, o traçado original não podia ser
fechado ao tráfego aos domingos por ser via de acesso aos templos de cultos
religiosos.
O traçado original de Assen em
vias públicas, utilizado até 1954, tinha 16,5 km. Um circuito com 7,7 km foi
construído em 1955 para as provas do campeonato mundial, sucessivas reformas e
aperfeiçoamentos reduziram a extensão para os atuais 4,555 km (2,830 mi) com 11
curvas à direita e 6 à esquerda.
A história de Assen também
inclui a única prova da principal categoria da motovelocidade onde dois pilotos,
Barry Sheene e Giacomo Agostini, foram declarados vencedores. Foi no GP da
Holanda de 500cc em 1975, os responsáveis pela cronometragem oficial utilizando
dispositivos manuais, não foram capazes de definir quem cruzou a linha de
chegada em primeiro lugar. Os dois receberam os pontos da vitória e não houve
pontuação para o segundo lugar.
O maior vencedor do GP da
Holanda é o espanhol Ángel Nieto, com 15 vitórias nas classes de 125cc e 50cc,
seguido do Italiano Giacomo Agostini, com 14, nas classes de 500cc e 350cc.
Entre os pilotos em atividade Valentino Rossi é o maior vitorioso, nove vezes
no total, sete delas na MotoGP, uma na 250cc e uma na 125cc. Das fábricas que
disputam a atual temporada a Honda contabiliza o maior número de vitórias, 19,
Yamaha tem 15, Suzuki 9 e a Ducati apenas uma.
Sempre disputado no meio do
calendário, o GP de Assen tem um histórico de influenciar a disputa do título,
em 1992, na prova da 500cc em que o brasileiro Alex Barros obteve a terceira
colocação, Mick Doohan, o mais forte candidato ao título da temporada, fraturou
a perna. Valentino Rossi começou a se distanciar do sexto título consecutivo em
2006 ao acidentar-se nos treinos não conseguir um desempenho satisfatório na
prova. Nas duas primeiras tentativas de faturar o campeonato em anos
consecutivos, Jorge Lorenzo em 2011 colidiu com Marco Simoncelli e em 2013
durante os treinos de quinta-feira caiu e quebrou a clavícula (na ocasião,
Lorenzo voou para Barcelona, foi operado e, no sábado, alinhou para a largada).
Alex Barros pilotando uma Honda
obteve a sua segunda vitória em GPs na principal categoria do mundial em 2000,
a vitória de Ben Spies em 2011 foi a última de um piloto fora do quarteto
fantástico (Rossi / Lorenzo / Márquez / Pedrosa) acrescido do australiano Casey
Stoner.
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