Phrýne era uma cortesã na Grécia
antiga, no século IV a.C. Entrou para a história por seu julgamento por
Impiedade (desprezo pela religião
oficial) que, na época, era punido por pena capital.
Seu
nome verdadeiro era Mnesarete,
mas devido à sua pele amarelada era chamada de Phrýne (Sapo - um apelido frequentemente dado às cortesãs).
Existem várias histórias sobre Phrýne, incluindo a que em um festival dedicado
a Poseidon ela teria soltado os cabelos e entrado nua no mar, fato que inspirou
a estátua de Afrodite (Deusa da beleza), a primeira de uma mulher nua da Grécia
antiga.
Durante
o julgamento, na eminência de um veredito desfavorável seu advogado a despiu em
frente aos magistrados e argumentou que suas formas perfeitas eram uma graça
divina, seria um sacrilégio contrariar o desejo de Deus de compartilhar com os
humanos tamanha beleza. A religiosidade e superstição dos juízes resultaram na
sua absolvição.
A
lição que as equipes da MotoGP aprenderam em relação a história da cortesã
grega é que, se não puder vencer uma prova por ter melhor conjunto
equipamento/piloto, explorar as fraquezas dos adversários pode ajudar a
alcançar seus próprios objetivos.
Existe
um conceito simplista que atribui aos equipamentos cujo motor tem os cilindros
dispostos em linha maior velocidade em curvas, seu habitat preferido são pistas
onde não existem retas muito longas no traçado. Em contrapartida equipamentos
com propulsores com os cilindros em V conseguem desenvolver maior potência e
aproveitam melhor grandes retas.
Embora
os resultados das primeiras duas provas, especialmente o pódio triplo da Yamaha
(cilindros em linha) no segundo GP de Jerez, em uma pista que privilegia os equipamentos
que tem na velocidade em curvas a sua melhor característica, a análise dos
tempos por volta parece contrariar o senso comum. Na primeira prova o
desempenho da Honda (cilindros em V) de Marc Márquez enquanto esteve na pista
foi superior a todos os concorrentes. No GP de Andaluzia, o segundo realizado no
mesmo circuito, a Ducati de Peco Bagnaia (cilindros em V) esteve várias voltas
com tempos que fatalmente o conduziriam ao pódio, até o seu motor falhar.
Óbvio,
chegar ao fim de uma prova é o requisito essencial para a vitória e pódio, sob esta
ótica as Yamaha estiveram melhor. Fábio Quartararo venceu as duas provas com
autoridade. Maverick Vinales, mesmo com uma condução errática, obteve por
mérito a segunda colocação nos dois GPs. O calor do ambiente e da pista cobrou
seu tributo e gerou preocupação quanto a resiliência dos motores, a Yamaha
perdeu 3, dois na primeira prova (Vinales nos treinos e Rossi na corrida) e outro
enquanto Franco Morbidelli protagonizava uma recuperação no segundo GP.
A
sequência dos próximos GPs está programada para pistas onde a velocidade em curva das Yamaha não deve
fazer diferença, Brno, Red Bull Ring, Misano, Barcelona, Le Mans, Aragon e
Valência. Na República Checa em 2019, circuito de Brno, o pódio foi formado por
Márquez, Dovizioso e Miller, uma Honda e duas Ducati, três motores em V, Alex
Rins foi o quarto com o primeiro com cilindros em linha, com um atraso de 5
segundos em relação ao vencedor. No ano anterior a configuração dos motores foi
a mesma com as colocações de Dovizioso, Lorenzo e Márquez, Rossi foi o quarto 2
segundos atrás.
Em Osterreich no circuito Red Bull Ring a Yamaha
de Quartararo foi a terceira colocada em 2019, porém a mais de 6 segundos de
Dovizioso e Márquez, que protagonizaram um final eletrizante. No ano anterior
Lorenzo, Márquez e Dovizioso ocuparam as três primeiras colocações, a primeira
Yamaha foi pilotada por Rossi e chegou 6ª a longínquos 14 segundos do líder.
Nos 7 circuitos que restam, motores em V venceram
todos os GPs disputados em 2018 e 2019. Em Misano no ano passado Quartararo
obteve a segunda colocação, em uma prova vencida por Marc Márquez.
O escritor Mark Twain
falecido em 1910, viveu em uma época em que as comunicações intercontinentais
eram complicadas. Em certa ocasião, declarou em Londres que as notícias que
estavam sendo divulgadas nos EUA sobre sua morte eram exageradas. O mesmo
acontece com as pessoas que julgam que o mundial desta temporada já acabou. Quem
julga que o campeonato já está decidido em favor do jovem francês demonstra que
(1) não conhece a história e (2) não assimilou o que é a MotoGP. Em 1992 nas primeiras 7 provas de uma temporada de 13 GPs, (número
igual a previsão inicial para este ano), o australiano Mick Doohan conseguiu 5 vitórias e 2 segundos lugares, abriu 65 pontos de vantagem sobre o
então bicampeão Wayne Rainey. No final da temporada Rainey e sua Yamaha conquistaram o
terceiro título consecutivo. Como diria o agora aposentado narrador oficial da
MotoGP Nick Harris, “Never say never in MotoGP - Nunca diga nunca na MotoGP”.
Esta temporada está sendo diferente. As provas que
normalmente são distribuídas ao redor do mundo e programadas para acontecerem em
clima neutro (ameno), este ano estão concentradas na Europa em pleno verão, o
calor ambiente e a temperatura da pista foram um grande problema em Jerez. É
improvável que as próximas provas sejam realizadas em condições semelhantes e
que Quartararo tenha as mesmas facilidades para vencer.
As entidades que disciplinam a MotoGP estão
realizando um esforço contínuo via regulamentações para equalizar as condições
de disputa. Em 2019 o resultado da prova de Jerez indicou a vitória de Marc
Márquez com uma vantagem de 1,65 segundos sobre o segundo colocado Alex Rins.
Este ano as duas vitórias de Fábio Quartararo sobre Maverick Vinales excederam
4,5 segundos, porém durante as voltas finais da competição o representante da
Yamaha independente chegou a abrir mais de 7 segundos sobre o equipamento da equipe
oficial. Considerando que nesta pista os protótipos percorrem mais de 64 metros
por segundo, equivale a dizer que o francês chegou a andar 450 metros na frente
do espanhol.
Impossível prever o resultado da temporada de MotoGP
A atual pandemia pode transformar esta temporada em
um exercício de futurologia. A administração da MotoGP realizou intensas
negociações com governos e autoridades sanitárias para viabilizar 13 etapas, 7
na Espanha, 2 na Áustria, 2 na Itália,1 na França e 1 na República Checa. Promete
até 10 de agosto um calendario definitivo com provavelmente 14 GPs, incluindo um
a ser realizado em Portugal, os circuitos possíveis são o Autódromo
Internacional de Algarve (em Portimão) ou o Autódromo do Estoril. Todas os GPs serão realizados na Europa, uma
concentração geográfica que não acontecia desde 1986. Todo este esforço pode
ser frustrado se houver um agravamento generalizado do contágio pelo vírus.
Fronteiras entre países podem ser fechadas ou autoridades sanitárias locais
proibir a realização de eventos. É uma situação bizarra, equipes e pilotos
sequer tem certeza do total de provas na temporada.
Autódromo Internacional de Algarve – Portimão -
Portugal
Os gestores
da motovelocidade estão atuando de forma rígida e inflexível na fiscalização dos
protocolos da Covid. As temporadas da MotoGP / WSB estão andando sobre o fio da
navalha, se alguma autoridade administrativa ou sanitária da região dos
circuitos julgar que o paddock não é um lugar seguro, toda a competição está
ameaçada.
A imprensa espanhola noticiou em 31/07 que a equipe 2R Racing foi banida do restante da temporada do SuperSport 300, parte do seu staff violou as regras de segurança e circulou pelo paddock de Jerez sem o uso das máscaras obrigatórias. Cinco pilotos foram sumariamente afastados da competição e não há a possibilidade de recurso.
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