Suzuka International Racing Course |
As 8 Horas de Suzuka é uma prova do FIM Endurance World Championship, uma corrida de resistência realizada anualmente no Circuito de Suzuka (Suzuka International Racing Course), localizado próximo da cidade do mesmo nome no Japão. O circuito, que hospeda uma das etapas do mundial de F1 desde 1987 (com exceção de 2007 e 2008), foi construído por iniciativa de Soichiro Honda, um visionário que evoluiu de fabricante de peças para a Toyota a presidente da maior fabricante de motos e uma das maiores industrias de automóveis do planeta. Inaugurado em 1962, o circuito foi utilizado inicialmente para testes das motos Honda, tem 5.807 metros e 18 curvas, lay-out exclusivo de oito e alterna trechos com subida e descida, um verdadeiro teste de habilidade para todos os pilotos. A corrida tem duração de 8 horas e as equipes são compostas de dois ou mais pilotos que se alternam nos pit-stops. O evento é considerado pelos japoneses como um dos maiores do calendário da motovelocidade.
A primeira prova aconteceu em 1978, como uma disputa entre protótipos com um regulamento simplório que permitia às quatro empresas nipônicas, Yamaha, Honda, Suzuki e Kawasaki utilizarem recursos ilimitados de engenharia na pista.
Uma mudança radical aconteceu em 1993, todas as provas de resistência reguladas pela FIM eram centradas na especificação das Superbikes e o conceito foi adotado para Suzuka, neste ano também foi incluída uma classe para motos sem carenagem semelhantes às utilizadas para rachas em espaços urbanos (StreetFighter).
O povo japonês é entusiasta de motos e velocidade, na década de 80 a corrida atraía mais de 130 mil espectadores por edição, alcançando em 1990 o número recorde 160 mil pessoas passando pelas catracas de acesso. Nos dias atuais, com a excelência da cobertura de TV, a prova ainda atrai para o circuito entre 80 e 90 mil pessoas.
Entre as principais atrações das 8 Horas de Suzuka estão alguns pilotos que participam da MotoGP e Superbike. Os pilotos mais bem colocados nos respectivos mundiais evitam a participação para não alterar a sua rotina de preparação, entretanto estrelas ascendentes utilizam a prova para “mostrar serviço” aos fabricantes. No ano de 2016 o piloto Johann Zarco, que fazia excelente campeonato na Moto2, estava em negociações com a Suzuki para uma vaga na equipe oficial na MotoGP. Aceitou participar das 8 Horas e, posteriormente, cancelou o compromisso quando a fábrica fechou a dupla de pilotos da equipe oficial de 2017 com Andréa Iannone e Alex Rins. O australiano Mick Doohan participou da prova em seus primeiros anos na Honda e desistiu depois de obter um sucesso significativo nas 500cc.
O piloto tupiniquim Alex Barros participou junto com o japonês Tadayuki Okada da equipe Lucky Strike Honda que venceu a competição em 1999. Em 2001 os pilotos Valentino Rossi e Colin Edwards com uma Honda protagonizaram a última vitória de uma equipe sem a participação de pelo menos um piloto japonês. Colin Edwards repetiu o feito em 2002 junto Daijiro Kato e nos cinco anos seguintes só pilotos da terra do sol nascente subiram ao degrau mais alto do pódio. O espanhol Carlos Checa e o nipônico Ryuichi Kiyonari venceram em 2008.
Os pilotos do mundial de Superbike Jonathan Rea (Kawasaki), atual campeão, e Michael Van Der Mark (Honda) participaram das equipes vitoriosas em 2012, 2013 e 2014, a MotoGP esteve representada nas equipes que venceram em 2015 com Bradley Smith e Pol Espargaro e em 2016 com Pol Espargaro e Alex Lowes.
Trinta e oito edições já foram realizadas, a Honda é a maior vencedora por larga margem, 27, Suzuki e Yamaha registram 5 vitórias cada e a Kawasaki uma única.
A próxima corrida está programada para 30 de Julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário