A temporada da
MotoGP em 2006 foi estranha. Valentino Rossi buscava o sexto campeonato
consecutivo, era o melhor piloto, tinha a melhor moto, venceu cinco corridas e,
na contagem geral, perdeu para a regularidade de Niky Hayden, que com apenas
duas vitórias acumulou cinco pontos a mais. Hayden interrompeu a sequência de três
títulos mundiais pela Honda (2001, 2002 e 2003) e dois pela Yamaha (2004 e
2005) obtidos por Valentino Rossi.
Nicholas
"Nicky" Patrick Hayden (30 de julho de 1981) pertence a uma família
com longa tradição em corridas de motos em estradas nos EUA, onde iniciou a sua
carreira. Nas primeiras competições em que participou era obrigado a largar na
última posição do grip porque necessitava o auxílio de um membro da sua equipe
para manter a moto na posição vertical, seus pés não alcançavam o chão. Até os
dias atuais ostenta o título de piloto mais jovem a conquistar o campeonato AMA
de SuperBike, em 2002.
O
reconhecimento do talento de Hayden justificou em 2003 o contrato com a então
principal equipe da MotoGP, a Repsol Honda, para atuar como companheiro do
bicampeão mundial Valentino Rossi. Sem um desempenho excepcional, mas também
não comprometedor, em sua primeira temporada recebeu o prêmio
“Rookie-of-the-Year”. O norte-americano pilotou para a Honda até 2008, mudando
no ano seguinte para a Ducati one foi companheiro de Casey Stoner. Entre 2011 e
2012, ainda na Ducati, Hayden reeditou a parceria com Valentino Rossi e continuou
na equipe em 2013 tendo como companheiro Andréa Dovizioso. 2014 e 2015, seus
últimos anos na MotoGP foram inespressivos a bordo de uma Honda satélite. A
carreira de Nicky Hayden na MotoGP não foi brilhante, seu histórico na
principal categoria do motociclismo contabiliza apenas 3 vitórias, 5 poles, 7
melhores voltas e 28 pódios, num total de 215 corridas.
O
campeonato de 2006 foi conquistado graças a sua incrível regularidade,
conquistou 2 vitórias, marcou pontos em 16 das 17 corridas da temporada e, em
15, classificou-se entre os 5 primeiros. A confirmação do título aconteceu
apenas na última prova em Valência, onde conseguiu a terceira colocação gracas
a uma queda de Valentino na quarta volta (Rossi recuperou a moto e cruzou a
linha de chegada na 13a colocação). Antes desta prova, na
conferência de imprensa que precedeu o GP, Hayden insistiu que Rossi não era
imbatível e tudo o que necessitava era um mau dia do piloto da Camel Yamaha
para conquistar o título, previsão que acabou se realizando.
Nicky
Hayden, também conhecido como The Kentucky Kid, transferiu-se para a WorldSBK
neste ano com o objetivo declarado de ser o primeiro ser campeão na MotoGP e no
mundial de Superbike.
Se a atual temporada da
Superbike fosse uma série de TV, o roteirista não estaria sendo muito criativo.
Até a sexta etapa, onze corridas, só a Ducati de Chaz Davies desafiou as
Kawasaki do atual campeão Jonathan Rea e de Tom Sykes. Jonatha Rea venceu cinco
provas e compareceu no pódio em todas as oportunidades. A pior coisa que pode
acontecer para uma disputa é a previsibilidade do resultado, e é o que estava
acontecendo na temporada. O princípio básico que a disputa só encerra na
bandeirada final havia perdido o significado, logo depois da largada onde todos
ainda andam agrupados, inicia um desfile monótono de participantes cumprindo o
percurso da prova até a última volta, sem disputas pelas primeiras colocações.
Na primeira prova da sexta etapa, realizada neste fim de semana em Sepang, mais
de 200m separaram as Kawasaki do vencedor e do segundo lugar, a primeira Ducati
chegou em terceiro 300m atrás.
Como atração inesperada,
em uma prova realizada em condições adversas, o monopólio de vitórias das
Kawasaki/Ducati na temporada foi quebrado e a Honda de Nicky Hayden venceu a décima
segunda prova, a segunda da sexta etapa. A última vitória de uma Honda nesta
categoria foi obtida pelo atual piloto da Kawasaki Jonathan Rea no Estoril, em
2014.
A corrida foi atípica, a
primeira com pista molhada na temporada. Uma tempestade abateu-se sobre Sepang
pouco antes do horário previsto para a prova da WorldSSP e, como as condições
meteorológicas pioraram, a programação foi alterada para manter o horário da
WorldSBK (compromissos com TV). A corrida iniciou com a sinalização de “Wet
Race”. Neste ambiente de condições hostis, o piloto norte-americano, novato na
categoria, conseguiu realizar uma exibição soberba de controle e velocidade em
uma pista complicada.
Um fato auspicioso,
apesar do piso molhado foram registradas apenas duas quedas durante a corrida,
fato creditado à pista ter sido recapada recentemente e apresentar um grip
extraordinário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário