Circuito de Losail - Catar
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Existe,
entre as múltiplas razões para uma entidade organizar um campeonato mundial de
esportes motorizados, uma que está tendo importância crescente. Além da
competição entre fabricantes e pilotos, laboratório de tecnologias que possam
ser portadas para motos comerciais, divulgação de marcas de patrocinadores e
exploração do turismo nas cidades em que os circuitos estão localizados, os
organizadores buscam a obtenção de lucros com direitos de hospedagem e venda de
transmissão dos GPs em TV e outras mídias.
A Dorna
Sports, S.L., uma empresa de gestão esportiva sediada em Madrid, ES, controla a
parte comercial do mundial de motociclismo (MotoGP) desde 1992. A empresa, com
o apoio dos fabricantes, promove a adequação do esporte com o desenvolvimento
da tecnologia, como aconteceu na alteração para motores para 4 tempos quando os
2 tempos se tornaram insustentáveis em motos comerciais.
A prova de abertura é no próximo fim de semana no Losail
International Circuit, uma pista construída em 2004 em Doha no Catar e que
desde o ano de sua inauguração faz parte do calendário da MotoGP. O circuito
também foi palco da primeira prova com luz artificial realizada em 2008. O
emirado do Oriente Médio é um exemplo da importância do fator financeiro no
mundial. O Catar, que deve sediar a próxima Copa do Mundo, é um assíduo
frequentador das manchetes internacionais que denunciam a exploração de
trabalhadores imigrantes em condições que beiram a escravatura. O índice de
letalidade nas obras da Copa excede a todos os parâmetros aceitáveis.
Entretanto o emirado investe muito capital para sediar a primeira etapa da
temporada do mundial.
Existem
duas óticas distintas para analisar a prova de Losail: (1) O Catar paga pelo
privilégio de ter a primeira etapa nas últimas temporadas da MotoGP, tem como
contrapartida a farta cobertura que recebe dos veículos de comunicações,
potencializada por um período sabático de quase quatro meses. O circuito
tem iluminação artificial planejada de forma a não causar o ofuscamento por
reflexos, mesmo quando a pista está molhada. O horário da prova principal é
adequado para o fuso horário dos países europeus. (2) A localização da pista no
deserto e a ausência de obstáculos naturais em torno permite que o vento traga
areia para o piso, aumentando os problemas de dirigibilidade aos protótipos.
O clima
nesta época no Catar apresenta uma média histórica entre 15° e 20° graus,
nestas condições, depois que o sol se põe a queda da temperatura cria condições
para a umidade do ar condensar em forma de orvalho. Este orvalho na pista não é
perceptível aos pilotos, mesmo com as condições perfeitas de iluminação do
circuito. É quase uma receita perfeita para acidentes, máquinas potentes
equilibrando-se em janelas reduzidas de aderência encontram uma considerável redução
de grip sem nenhum aviso prévio. A maioria das equipes encerrou prematuramente
a última seção de testes no Catar ao cair a noite por causa deste fenômeno, o
índice de quedas atingiu quase 50% dos pilotos que se aventuraram na
pista. O excesso de acidentes foi atribuído ao orvalho no piso. O
problema do orvalho é potencializado na medida em que a temporada começa cada
ano mais cedo.
Com o
número de etapas crescendo nos últimos anos o início do mundial está sendo
antecipado. O Catar paga, muito, e insiste em hospedar a prova de abertura da
temporada. Quando o calendário previa 18 etapas o mundial começava em abril, em
2018 com 19 etapas foi antecipado para 18 de março e este ano, com 20 provas
programadas, a abertura programada para 08 de março. Quanto mais a data é
antecipada, maior a possibilidade de ocorrência de orvalho. Antecipar o horário
seria uma alternativa tecnicamente viável, porém implica em alterar a janela de
transmissão para o importante mercado europeu e perderia o atrativo extra da prova
noturna. Mudar o horário também resulta em realizar as provas das categorias de
base mais cedo, com a complicação adicional do crepúsculo, em duas retas curtas
os pilotos da Moto2 enfrentariam diretamente o ocaso do sol com todos os
problemas de visibilidade decorrentes.
A prova da
MotoGP está marcada para iniciar as 20:00hs, com faixas de temperatura
aceitáveis nas duas corridas das categorias de acesso, porém se a temperatura e
umidade do ar estiverem semelhantes às dos últimos testes os pilotos devem
estar acelerando e disputando posições com a possibilidade de serem
surpreendidos com a ocorrência do orvalho. Não é o melhor dos mundos no
início de uma temporada que promete ser muito emocionante.
Tecnicamente
este problema não aconteceria se a corrida fosse programada para o segundo
terço da temporada, entretanto o contrato com o emirado é específico, a prova
tem que inaugurar a temporada. Aparentemente nesta etapa a competitividade e
segurança dos pilotos não são os itens mais importantes.
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