Ângulos medidos pela plataforma inercial |
Os primeiros testes oficiais de 2019 iniciam no próximo dia
8 de fevereiro em Sepang na Malásia. Embora a mídia especializada não tenha
antecipado nenhuma grande alteração é certo que novidades técnicas devem surgir,
uma vez que cada equipe continua a desenvolver seus equipamentos em busca de
décimos de segundo que possam decidir uma prova.
Uma alteração é obrigatória, a utilização da plataforma
inercial (IMU) padronizada, a exemplo do que foi feito com a central eletrônica
(ECU) em 2016. A IMU informa para a ECU, entre outras coisas, os ângulos de
inclinação da moto, entretanto como este valor é obtido pelo resultado de
medições de diversos sensores (giroscópios), existe um processamento de
informações antes de um número ser encaminhada para a ECU. Para evitar que
alguma equipe utilize esta oportunidade para obter vantagens, a Federação
Internacional de Motociclismo e o Diretor de Tecnologia da MotoGP decidiram por
uma IMU idêntica para todas as equipes, com o objetivo de favorecer a
competitividade.
A MotoGP apresenta novidades na composição do Grid para 2019
promovendo a renovação com quatro pilotos estreantes, que apresentaram
excelentes performances nas classes de acesso (Moto2 e Moto3), Francesco
Bagnaia (Italiano - Alma Pramac Racing), Miguel Oliveira (Português - Tech 3
Racing KTM), Joan Mir (Espanhol - Team Suzuki Ecstar) e Fabio Quartararo
(Francês - Petronas Yamaha SIC).
Houve também muita movimentação entre equipes e pilotos. A
Petronas SIC (Sepang International Circuit) que participava da Moto2 herdou as
vagas que pertenciam a Ángel Nieto Racing e vai atuar como satélite da Yamaha,
em uma situação distinta da Tech3 em 2018 que alugava equipamentos que
participaram de temporadas anteriores. Um de seus pilotos, o campeão
mundial de 2017 na Moto2 Franco Mordidelli, deve utilizar uma M1 Especificação
“A”, com o mesmo nível de atualização das motos de Valentino Rossi e Maverick
Vinales da equipe oficial de fábrica. A segunda moto da equipe que deve ser pilotada
pelo francês Fábio Quartararo, uma M1 Especificação B que participou do mundial
de 2018.
A temporada se 2019 inicia alinhando duas motos a menos no
grid pela desistência da Marc VDS. As fabricantes Honda e Ducati competem com
duas motos a menos cada e a KTM com duas a mais, as vagas criadas pela
desistência da Ángel Nieto (Ducati) foram compensadas pela criação da Petronas
SIC e a retirada da Marc VDS privou a Honda de dois equipamentos. A Tech3
encerrou uma parceria de 20 anos com a Yamaha e assinou um contrato para operar
como satélite da KTM, com direito a utilizar equipamentos com o mesmo nível de
desenvolvimento da equipe oficial. A fábrica austríaca deve alinhar no grid de
largada quatro máquinas RC16 praticamente idênticas, na equipe oficial
pilotadas por Johann Zarco e Pol Espargaró e na satélite com o novato Miguel
Oliveira e o tailandês Hafizh Syahrin.
A análise dos pilotos relacionados para a temporada de 2019
contempla alguns fatos interessantes, por exemplo, o mais velho Valentino Rossi
que faz 40 anos em 17 de fevereiro, tem o dobro da idade do mais jovem, Fabio
Quartararo, com apenas 19. Danilo Petrucci é o mais alto (1,81m) e mais pesado
(78kg), Andrea Dovizioso é o mais baixo (1,67m) e Joan Mir o mais leve (60kg).
A média de idade é pouco mais de 26,8 anos. O mais experiente é Valentino Rossi
que disputa o mundial a 24 anos, 20 na classe principal (500cc e MotoGP),
esteve presente em 383 largadas e é o maior vencedor em atividade, 115 vitórias
e 10 títulos mundiais. Os números de seu currículo não têm possibilidade
matemática de serem superado nas próximas duas temporadas. Embora seu último
título mundial tenha sido em 2009, desde o seu regresso para a Yamaha em 2015
depois de duas temporadas frustrantes na Ducati, acrescentou a seu histórico
apenas 7 vitórias, 4 em 2015, 2 em 2016, uma em 2018 e um ano sabático em 2018.
Repsol-Honda e Ducati adotaram estratégias diferentes para 2019, enquanto a
equipe espanhola aposta na excelência de seus dois pilotos (Márquez e Lorenzo)
e não pretende impor uma hierarquia na equipe, os italianos deixaram explícito
que todo o esforço será concentrado em Andrea Dovizioso e que Danilo Petrucci
deve ser apenas uma opção.
A relação dos pilotos inscritos no Mundial de 2019 é a
seguinte:
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