Localização do Tanque |
Um antigo ditado
chinês justifica a importância dos pequenos detalhes: "Por causa de um
prego uma ferradura foi perdida, por causa da ferradura um cavalo foi perdido,
por causa do cavalo uma mensagem não foi entregue, pela falta da mensagem uma
batalha foi perdida e por causa da batalha perdeu-se a guerra". No
universo da MotoGP existe o consenso que o sucesso em uma competição depende de
uma conjunção de fatores, entre eles a capacidade técnica da equipe,
disciplina, talento do piloto, disponibilidade de recursos financeiros e a
cuidadosa atenção aos detalhes.
O consumo de
combustível é um fator fundamental em uma competição. O GP de San Marino
(Misano) em 2017 registrou um caso emblemático de um problema conhecido como
pane seca. O piloto Johann Zarco que estava em sétimo ficou sem gasolina faltando
poucos metros para a chegada. O francês da Tech3 perdeu várias posições e com
grande esforço cruzou a linha final empurrando sua moto, conquistando um único
ponto pela décima quinta colocação. O regulamento da competição permite que
cada equipe escolha o seu fornecedor de combustível, desde que o produto esteja
de acordo com rígidas especificações técnicas, e limita a capacidade do tanque
em 22 litros. Este volume deve ser suficiente para percorrer as 28 voltas dos
4.318 metros do circuito Red Bull Ring, a prova mais longa do calendário
(120,9km).
A engenharia do
tanque de gasolina de um protótipo da MotoGP é diferenciada. O recipiente é posicionado
de modo a harmonizar o equilíbrio do equipamento, considerando que o seu peso
total diminui com o consumo durante uma prova. A estrutura interna é fracionada
em pequenas células para impedir que o deslocamento de um grande volume do
líquido altere o centro de gravidade do conjunto quando a máquina é inclinada em
curvas. Durante algum tempo houve comentários nos boxes que algumas equipes
estariam utilizando defletores internos para manter certa quantidade do líquido
na parte da frente ou de trás do tanque, em busca de uma pequena vantagem com
uma distribuição de peso diferente. A posição ideal para a pequena quantidade
de combustível necessária em qualificações é distinta de um tanque cheio antes
de uma prova.
Honda RC 213v com Protetor Térmico |
Existem uma
diversidade de fatores que influenciam o consumo de um protótipo. Carenagens
para aumentar o arrasto aerodinâmico e proporcionar maior downforce permitem maior velocidade na entrada de curvas, porém
obrigam o motor a produzir maior energia para retomar a velocidade e resultam
em queimar mais gasolina. O modo agressivo ou suave do piloto no acionamento do
acelerador e dos freios, a gestão eletrônica e escolha das configurações de
mapeamento do motor são elementos que influenciam o consumo da máquina.
Mensagens do Box |
Ainda em relação as
mensagens recebidas pelos pilotos, a Comissão de grandes prêmios, composta por
representantes da Dorna, FIM, IRTA e MSMA, reunida na Suíça em 29 de novembro
de 2017 decidiu manter para 2018 o procedimento utilizado no final de 2017, em conformidade
com os protocolos de cronometragem da Dorna. A exigência principal é que
qualquer mensagem enviada para o painel de controle do piloto deve ser
disponibilizada simultaneamente para os comissários da prova e a cobertura da
TV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário